Às vésperas do Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, Nathália Rodrigues, a Nath Finanças, anunciou novos passos em direção ao futuro de sua carreira. A orientadora financeira, eleita Forbes Under 30 em 2020, está trabalhando em rede para ampliar seu ecossistema de educação financeira com a evolução de seu streaming Nath Play, e planeja investir em empresas de tecnologia.
Lançada em novembro de 2022 para distribuir os conteúdos de educação financeira da influenciadora de forma independente das Big Techs, a Nath Play chegou em 3 mil usuários em meio às festas de fim de ano. Em meio ao ritmo acelerado de crescimento da base, Rodrigues decidiu levar o projeto para o próximo nível. Cerca de 10 mil usuários já estão cadastrados – batendo a projeção inicial para o ano – e a ideia é fechar 2023 com 20 mil assinantes, que pagam entre R$ 9,90 e R$ 69,90 mensais pelo acesso. Os conteúdos abordam temas desde como quitar dívidas até como abrir uma microempresa.
“Minha meta inicial [em termos de número de usuários] era modesta, mas minha comunidade é muito engajada e as pessoas realmente acreditam no meu trabalho. Percebi que precisava criar uma experiência muito melhor do que [a oferta] atual”, diz Rodrigues, em entrevista exclusiva à Rumo Futuro. Segundo a influenciadora, a “ficha caiu” quando ela própria precisou prestar suporte técnico para as centenas de usuários que ingressavam na plataforma, em meio às férias de coletivas de seus funcionários.
Para orquestrar a transformação, a educadora financeira conta com Andreza Rocha, CEO da AfrOya, hub de projetos de diversidade para desenvolvimento e pertencimento de talentos negros no ecossistema da tecnologia e inovação. A especialista em inovação tecnológica, que já atende grandes empresas como players do setor financeiro e do varejo e unicórnios, assessora Rodrigues na conexão de pontos na reformulação do streaming.
“A educação financeira, e a própria questão da formação de patrimônio ainda seguem sendo problemáticas entre a população negra, que ainda é a que mais participa dos programas governamentais relacionados à distribuição de renda. Temos ainda muito a fazer e a reparar historicamente em relação a isso”, diz Rocha.
“O que a Nathália tem feito com educação financeira através da Nath Play é extraordinário – e como uma mulher negra da tecnologia, também acredito nestas ferramentas como meio de emancipação. Com essa alavanca, espero que tenhamos mais Nath Finanças aparecendo pelo Brasil, pois certamente temos várias”, comenta Rocha sobre a influenciadora, que integra o Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável, o “Conselhão” formado pelo presidente Lula no início do ano.
O plano traçado pelas duas mulheres incluiu uma ponte com a On2, desenvolvedora gaúcha de software escolhida para reformular a plataforma, por motivos como o histórico entre Rocha o CEO da empresa, Jaydson Gomes, anteriormente sócios em outra empresa de tecnologia. Também contou ponto a diversidade do time da software house, um fator crucial para Rodrigues na escolha de um fornecedor.
Atualmente, a Nath Play é baseada em uma junção de vários softwares por assinatura, e o desenvolvimento de um streaming próprio visa permitir mais controle e flexibilidade para a criação de novas funcionalidades, explica Gomes. “A grande diferença é a liberdade de poder construir mais coisas em cima da plataforma, agregar mais funcionalidade para as pessoas que usam o produto, e para inovar. Assim que a plataforma estiver no ar, a Nath não dependerá mais de ferramentas de terceiros para colocar suas muitas ideias em prática”, acrescenta.
Com uma base tecnológica sólida, Rodrigues deve poder oferecer o streaming a clientes B2B, como parte de pacotes de benefícios ofertados por empresas a seus funcionários e introduzir novidades para os usuários, como um programa de fidelidade e descontos junto a parceiros. Além disso, a empreendedora planeja expandir a Nath Play com foco não somente em conteúdos puramente financeiros, mas também em frentes como idiomas. Segundo Rodrigues, o conteúdo deve ser estrelado por criadores além dela mesma, que tem um canal no YouTube com mais de 340 mil seguidores.
“Vejo a Nath Play como um projeto de longo prazo, não só comigo falando sobre finanças, mas também com vários outros criadores abordando diversos assuntos,” ressalta a influenciadora. Nomes como a contadora e influenciadora digital Dina Prates, especializada em finanças pessoais e para empreendedoras, fazem parte do time inicial de creators que terão conteúdos disponibilizados no streaming ainda este ano.
O plano de Nath Finanças também reflete a diversificação das frentes de atuação da empreendedora, que até recentemente tinha na publicidade, palestras e mentoria suas principais fontes de receita. Há algumas semanas, Rodrigues anunciou o investimento na rede de perucas Queen Laces, e agora quer expandir o portfólio. A imersão em tecnologia nos últimos meses despertou o interesse da empreendedora, que quer apoiar mulheres negras atuantes no setor.
“Como única mulher preta no meio de finanças, quero também ter a possibilidade de conhecer, e se possível estar junto de pessoas em tecnologia que também são incríveis, para as quais muitas vezes, falta apenas uma oportunidade para construir seu próprio império”, finaliza.
*A Rumo Futuro discute os movimentos e ideias de pessoas que protagonizam a inovação e o pensar de futuros no Brasil e além. Para sugerir histórias e dar seu feedback, entre em contato.
Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião de Forbes Brasil e de seus editores.