A Inteligência Artificial (IA) continua a avançar. Com a era da experimentação cada vez mais no passado, a IA se abriu para se tornar um negócio crítico para muitas organizações. Hoje, a IA apresenta uma enorme oportunidade de transformar dados em insights e ações, para ajudar a expandir as capacidades humanas, diminuir riscos e aumentar o ROI com inovações revolucionárias. Foi por isso que a IA deixou de ser uma opção para se tornar um imperativo.
Mas o sucesso não é medido apenas em termos de velocidade porque com o uso de modelos fundacionais, o tempo que leva para uma empresa implementar sistemas impulsionados por Inteligência Artificial é dramaticamente reduzido. Se espera que as empresas que decidam adotar IA tenham uma imensa vantagem se considerarem três ingredientes chaves dentro de suas estratégias de AI:
A fundação está na confiança dos modelos de IA
Se o seu negócio fornece produtos ou serviços essenciais para as pessoas ou entrega informações precisas rapidamente, diagnósticos ou recomendações em escala, seus sistemas não podem se dar ao luxo de trabalhar apenas uma parte do tempo ou conter erros. Se os dados são incorretos, enganosos ou com vieses, ou se os modelos de IA não puderem ser explicados ou criados sem considerar a sustentabilidade, o risco e o custo do dano na reputação e das multas regulatórias podem ser elevados.
Os modelos fundacionais devem ser explicáveis, justos, sólidos, transparentes, e priorizar e proteger os direitos de privacidade e de dados dos consumidores para construir confiança. O gerenciamento do ciclo de vida dos dados e da IA desempenha um papel essencial para melhorar o acesso a os dados, aplicar a governança, reduzir os custos e obtener modelos de IA em produção que sejam confiáveis e de qualidade, mais rápido.
A criação do valor comercial único depende dos dados
Quanto mais ajustado e personalizado seja um modelo fundacional para as necessidades do negócio, mais única será a criação de valor. Por isso, é essencial ter a capacidade de ajustar e customizar um modelo fundacional para uma ampla gama de necessidades específicas de uma organização. IA é tão boa quanto os dados que foram usados para treiná-la e é crítico ter os conjuntos de dados certos desde o início. Pergunte a si mesmo: quais são os seus dados mais críticos e quais dados podem lhe proporcionar a melhor vantagem competitiva para a sua organização?
Integrar IA em processos de negócios deve ser uma capacidade
Na maioria das organizações, os dados estão em todos os lugares e em média, eles usam até dez nuvens. As empresas querem ter a capacidade de fazer uso de todos os seus dados, onde quer que residam. Para conduzir com sucesso o valor comercial, a IA deve ser integrada aos fluxos de trabalho e sistemas existentes para automatizar os principais processos em áreas complexas, como atendimento ao cliente, cadeia de suprimentos e cibersegurança. Por exemplo, um modelo fundacional baseado em todos os dados dos clientes poderia fornecer um grande salto na produtividade e no ROI de uma empresa, porque ele é aplicado centenas de vezes.
Para que o desenvolvimento de IA continue a se ‘cozinhar’ de forma ética, é importante lembrar que mais do que apenas tecnologia é necessária. Embora os dados governados e as tecnologias de IA sejam cruciais para a entrega de resultados confiáveis, eles também devem ser apoiados por uma abordagem aberta, um ecossistema diverso e a responsabilidade de quem toma decisões nas empresas. A IA precisa do trabalho em equipe e, portanto, diante de um futuro impulsionado pela IA tocando nossa porta, devemos advogar pela transparência, confiabilidade e pela explicabilidade dos sistemas.
Com esses ingredientes em mente e procurando impulsionar a nova geração de modelos fundacionais de negócio, a IBM lançou recentemente watsonx, uma plataforma de desenvolvimento de IA com modelos fundacionais de código aberto, selecionados e treinados pela IBM, com acesso a um armazém de dados para coletar e limpar dados, e um kit de ferramentas de governança de IA para fornecer às empresas com os fluxos de trabalho de IA completos e contínuos que farão que seja IA mais fácil de adaptar e de escala nas organizações.
*Por Tonny Martins, presidente e líder de Technology da IBM América Latina
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