Edgar Diniz e Sérgio Lopes tinham voltado de um tempo no Vale do Silício, depois de venderem o Esporte Interativo. Olhando o crescente movimento de disrupção da mídia, ficou claro que em breve esse movimento chegaria ao esporte ao vivo. A ideia foi criar uma empresa que pudesse estar ao lado de entidades esportivas para criar a estratégia e operar o esporte ao vivo nesse mundo que mistura TV e streaming.
A LiveMode começou em um coworking com os dois fundadores e três estagiários. Investiram seu próprio capital no primeiro ano e todos os primeiros colaboradores também viraram sócios contribuindo suas próprias remunerações, cada um na sua possibilidade. Mas a dor do crescimento era muito clara: como o esporte ao vivo vai continuar a crescer em um mundo onde a TV não é mais o único meio de distribuição? “A mídia tem um papel decisivo para o esporte e vice-versa. Todas as grandes competições esportivas que conhecemos se tornaram gigantes a partir da parceira com a TV: NFL, NBA, Copa do Mundo, Champions League, Premier League e o nosso Brasileirão. Com o desenvolvimento do mundo digital, ligas, clubes e federações precisavam construir estratégias e novos modelos para navegar nos dois mundos”, comenta Edgar Diniz.
Leia também
Enfrentando esses obstáculos iniciais, os sócios entenderam que as transmissões ao vivo geram muito mais desafios técnicos do que conteúdo sob demanda (VOD). Resolver essa equação, trazendo o esporte ao vivo para o digital, com a linguagem de cada ambiente, foi o objetivo para resolver essa questão.
“Acreditamos que ainda há muito a criar e inovar em transmissões esportivas. A tecnologia e os novos modelos estão andando muito rápido e a cada dia mais possibilidades são criadas. Por exemplo, acabamos de colocar a CazéTV na SamsungTV+, plataforma FAST (Free Advertising Supported TV) da Samsung, no Amazon Prime Video e no Mercado Play, do Mercado Livre. As marcas estão apenas começando a entender o poder de ter um conteúdo como esporte tanto na TV tradicional, quanto no meio digital. É uma combinação explosiva: conteúdo brand-safe, de paixão, que gera muita conexão tanto na TV quanto no streaming, com as possibilidades infinitas das redes sociais e do mundo digital em geral. Esse lugar onde se constrói marca, no topo do funil, e te permite ir até a conversão é muito poderoso”, explica Sérgio Lopes.
Com o crescimento inegável, Sérgio e Edgar foram reconhecidos como os novos Empreendedores Endeavor. “O programa Scale Up foi muito importante para conhecermos excelentes mentores que nos ajudaram muito na parte de RH e em trocar experiências. Em uma das mentorias, por exemplo, conhecemos nosso atual investidor, a General Atlantic. Sabemos que o caminho agora é seguir com esse apoio para alcançar novos ares”, finaliza Lopes.
Em abril deste ano, a LiveMode anunciou investimento minoritário, liderado pela General Atlantic, com participação da XP Private Equity com o objetivo de focar em investimentos de longo prazo, em Ligas e entidades esportivas para construir os novos modelos de negócios do futuro, trabalhando ao lado dos grupos de mídia e das plataformas digitais. A empresa está olhando, inclusive, para investimentos em ligas globais em esportes em que o Brasil tem um grande destaque.
Escolhas do editor
A Endeavor é uma rede global presente em mais de 40 países e formada pelos empreendedores e empreendedoras que mais crescem no mundo. No Brasil desde 2000, acelera negócios com potencial escalável por meio do programa Scale-Up e promove conexões entre os maiores líderes do país e empreendedores em início de jornada. Também investe em startups em fases Seed e Series A, com o fundo Scale-Up Ventures.
Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião da Forbes Brasil e de seus editores.