A Pipo Saúde surgiu da visão de Manoela Mitchell, Thiago Torres e Vinicius Correa, que perceberam uma oportunidade única de transformar a gestão de saúde corporativa no Brasil. Com experiência em private equity e tecnologia, eles viram que, apesar dos avanços tecnológicos que transformaram setores como finanças e varejo, a saúde corporativa permanecia arcaica e fragmentada. Eles estavam convencidos de que poderiam usar a tecnologia para descomplicar e otimizar a gestão de benefícios de saúde, tornando-a mais eficiente e acessível.
A principal dor no mercado era a falta de integração e transparência na gestão, que resultava em custos elevados e ineficiência, impactando empresas e seus colaboradores. A Pipo Saúde abordou essa questão através da digitalização completa do processo de gestão de benefícios, que não só simplifica a administração, como também proporciona insights valiosos a partir da análise de dados, permitindo uma gestão mais proativa da saúde dos funcionários e uma redução significativa nos custos.
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Rapidamente a empresa atraiu investidores-anjo e institucionais. Em 2020, a startup levantou R$25 milhões em uma rodada seed, com Monashees, Kaszek e ONEVC, para o desenvolvimento da plataforma. Um ano depois, captaram R$100 milhões em uma série A liderada pela Thrive Capital, estabelecendo um novo marco como a maior captação de uma healthtech no Brasil. O último, uma rodada de extensão de mais R$35 milhões com investidores que já eram acionistas da empresa (Thrive Capital, Monashees e Kaszek) contou também com a participação da Enseada, Scale Up Ventures e FJ Labs para continuar investindo em seu crescimento e também fazer parcerias e aquisições estratégicas para potencializar seu negócio.
Introduzir uma nova tecnologia em um mercado tradicionalmente conservador foi difícil. Além, claro, do desafio de construir uma equipe coesa e alinhada com a missão da empresa, em um cenário de rápido crescimento. Manoela e Thiago focaram em criar uma cultura corporativa que valorizasse a inovação e a colaboração, o que se provou essencial para superar esses obstáculos iniciais.
“Estabelecer a confiança com os primeiros clientes também não foi fácil. Tivemos que demonstrar a funcionalidade da plataforma e o impacto positivo que nossa solução poderia ter sobre a gestão da saúde dos colaboradores. Isso exigiu um esforço considerável em termos de educação e suporte ao cliente, garantindo que cada interação reforçasse o valor e a confiabilidade do produto”, explica Manoela Mitchell.
Além disso, a jornada para alcançar o equilíbrio financeiro também foi repleta de aprendizados. Foram cerca de três anos para que a Pipo Saúde começasse a ver um retorno financeiro para seus investimentos de tecnologia e passasse a operar de maneira rentável. Durante esse período, Manoela e Thiago focaram intensamente em otimizar todos os aspectos da operação, desde a eficiência da plataforma até estratégias de aquisição de clientes.
O sucesso chegou quando ajustaram sua estratégia para se concentrar mais intensamente nos dados que a plataforma coletava, permitindo a redução de custos para os clientes, e demonstrando o valor tangível em termos de saúde e bem-estar dos colaboradores. Isso foi decisivo para converter empresas interessadas em fiéis, e logo, a receita começou a superar os custos operacionais, trazendo a companhia para uma posição de lucratividade e crescimento.
Como prova desse sucesso, a companhia se envolveu com a Endeavor em 2020, por meio do programa Scale-Up. De lá para cá, o acesso a uma rede global de mentores e especialistas tem sido essencial para as evoluções e rotas estratégicas da empresa. As mentorias e workshops oferecidos pela Endeavor permitiram que Manoela e Thiago refinassem suas estratégias de negócios e antecipassem desafios, preparando a empresa para a escalabilidade sustentável.
Comemorando o anúncio como novos Empreendedores Endeavor, relembram: “Uma experiência memorável foi durante um evento, onde pudemos trocar ideias com outros empreendedores que enfrentaram desafios semelhantes a nós e tiveram insumos para tomar a decisão de focar no perfil de clientes maiores. Essas interações inspiraram e deram confiança para tomada de decisão, e continuam a influenciar a forma como lideramos e moldamos a cultura da empresa”, finaliza Thiago Torres.
A Endeavor é uma rede global presente em mais de 40 países e formada pelos empreendedores e empreendedoras que mais crescem no mundo. No Brasil desde 2000, acelera negócios com potencial escalável por meio do programa Scale-Up e promove conexões entre os maiores líderes do país e empreendedores em início de jornada. Também investe em startups em fases Seed e Series A, com o fundo Scale-Up Ventures.
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