Nadando contra a maré que embarga empresários no Brasil, existem alguns que vão além de resistir às ondas e obstáculos que conhecemos: juros, cargas tributárias, burocracias e mais uma longa lista de reveses. Esses empreendedores saem da mesmice empresarial e constroem verdadeiros ecossistemas de negócios. Hoje, falamos sobre eles.
Antes de dar foco aos empresários que já estão se desdobrando em vários na administração e investimento em empresas, é necessário reconhecer o potencial do Brasil, apesar das crises. Nosso país lidera setores de relevância global, como biotecnologia e indústria de alimentos. Com dimensões continentais e uma população amplamente digitalizada, o Brasil é um terreno fértil para oportunidades — caso haja visão para aproveitá-las. As oportunidades aqui são valiosas demais para serem desperdiçadas. É preciso ter visão.
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É comum acreditar que um empresário deva focar em um nicho, uma área específica, para não ter que diluir sua especialização. Ledo engano. Um empreendedor informado e com visão treinada conhece os princípios básicos que vão gerir qualquer negócio, em qualquer área. Exemplos não faltam.
Comecemos pela memória do saudoso Abilio Diniz, que teve um trabalho admirável e marcante no empreendedorismo brasileiro, servindo de mentor para muitos, porém privilegiados. Ele construiu o Grupo Pão de Açúcar, líder no setor de varejo, e carregou as maiores bandeiras de varejo alimentar no Brasil, como Carrefour, Extra, Assaí e Ponto Frio. Além disso, ele teve participação ativa no crescimento das Casas Bahia e não teve medo de diversificar seus investimentos por meio da Península Participações, que tem atuações em startups e empresas de energia renovável. Sua capacidade de inovar e antecipar tendências foi visível, e esse deve ser o propósito do empresário que deseja explorar mais e construir ecossistemas.
A capacidade de Abilio de antecipar tendências e inovar é inspiradora para empresários que buscam diversificar e construir ecossistemas de negócios. Ele compreendeu como poucos o público brasileiro: uma população que valoriza a aparência e vive num país grande e biodiverso, cheio de oportunidades de negócios. A partir disso, Abilio alinhou estratégias que transitam entre os setores de alimentos, ecologia e bem-estar — áreas de forte potencial no Brasil.
Seguindo essa filosofia de transformar as crises do nosso país em oportunidades, liderar o NWGroup tem sido, ao mesmo tempo, uma experiência de aprendizado e muito orgulho, principalmente como mentorado do Abílio Diniz e do próprio Nelson Wilians.
Nosso ecossistema de negócios abrange empresas de diferentes setores, cada uma contribuindo para um propósito único, como uma reação em cadeia. Cada empresa que faz parte do NWGroup propõe pelo menos uma solução para nossos clientes. A NWSeguros e a NWSoluções agregam especialização em seguros e consultoria empresarial. No âmbito social, o Instituto Nelson Wilians promove inclusão e educação, reforçando nosso compromisso com impacto positivo. A CocoLab se destaca no marketing digital criativo, conectando marcas e públicos. A AVS Cloud oferece soluções tecnológicas robustas, enquanto a Bridge inova no mercado da música. No segmento de moda de luxo, as empresas Yukio e Armory também fazem parte do portfólio de investimentos do NWGroup.
Diversificar em tantas frentes ensina lições valiosas: transformar desafios econômicos em oportunidades com visão estratégica, resiliência e determinação para alcançar bons resultados em cenários complexos.
Diversificar em tantas frentes nos permite ir além de superar desafios econômicos: é uma maneira de criar valor para o país. Fomentar a geração de empregos, impulsionar a economia e oferecer soluções com impacto que vai além do lucro. Cada iniciativa fortalece a sociedade e contribui para a construção de um Brasil mais forte, competitivo e preparado para o futuro.
*Fernando Cavalcanti é CEO do NWGroup, Vice-Presidente e Diretor Institucional do NWADV, Diretor Financeiro e Administrativo do INW e Conselheiro Temporário na Câmara de Comércio FrançaBrasil
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