Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Forbes Collab / A Jornada da Azos: Insurtech Conta com Mais de R$ 250 Milhões de Investimento e Quer Transformar o Mercado de Seguro de Vida no Brasil

A Jornada da Azos: Insurtech Conta com Mais de R$ 250 Milhões de Investimento e Quer Transformar o Mercado de Seguro de Vida no Brasil

Empresa aposta em se tornar líder na América Latina nos próximos 10 anos

Endeavor Brasil
26/02/2025 Atualizado há 2 meses
Divulgação
Renato Farias, Bernardo Ribeiro e Rafael Cló - Fundadores da Azos

Acessibilidade

 

 

A história da Azos começa em 2019, quando Rafael Cló, então morando nos Estados Unidos, vivenciou uma experiência frustrante com uma apólice de seguro de vida contratada no Brasil. O cartão que fazia o pagamento automático da apólice venceu e ele não conseguiu resolver a questão de forma digital. O corretor que tinha vendido o produto não trabalhava mais na empresa e o departamento financeiro da companhia demorou semanas para realizar a mudança, o que gerou multas e taxas.

Essa situação, somada à percepção do crescente número de startups inovando no mercado de seguros nos EUA, inspirou Rafael a empreender. Ele acreditava que havia uma oportunidade de oferecer um seguro de vida de maior qualidade, mais flexível e com atendimento voltado para o consumidor. Com esse impulso, o empreendedor entrou em contato com Bernardo Ribeiro e Renato Farias. Juntos, começaram a estudar o mercado e, em julho de 2020, fundaram a Azos, com o objetivo de transformar o seguro de vida no Brasil.

Leia também

  • Carreira

    Como a Pagaleve Quer Reinventar o Parcelamento no Brasil – e Desafiar o Domínio do Cartão de Crédito

  • Coluna

    Do Automóvel Ao Canteiro de Obras: Como a Ambar Está Reinventando a Construção Civil

  • Coluna

    NG.CASH, Fintech de Soluções Financeiras para a Geração Z, é Um dos Maiores Sucessos do Setor de Tecnologia no Brasil

O primeiro passo para tornar esse sonho realidade foi um investimento inicial que conectou a Azos a grandes nomes do mercado global de tecnologia e seguros. Através de um professor do MBA em Stanford, Rafael e Renato se conectaram com Assaf Wand, cofundador da Hippo, uma das maiores insurtechs do mundo. Embora Assaf tenha chegado quinze minutos atrasado à reunião, o encontro de uma hora e meia trouxe o primeiro investidor da empresa, além de outros apostadores, como Hans Tung, que esteve nove vezes na lista da Forbes de maiores venture capitalists do mundo, tendo investido em empresas como Tik Tok, Airbnb e Slack.

Em abril de 2020, a Azos realizou sua primeira rodada de investimentos, no valor de R$ 375 mil, liderada por Assaf Wand e outros co-investidores do setor de tecnologia e seguros. A segunda rodada seed aconteceu em outubro de 2020, totalizando R$ 12 milhões, com participação de fundos como Kaszek, Maya Capital e Propel, além de investidores anjos. Em 2021, a startup garantiu R$ 55 milhões na Série A, liderada pela Prosus, dona do iFood e agora da Decolar.com, com a participação dos investidores das rodadas anteriores. Em 2022, a empresa recebeu uma extensão da rodada com a Munich Re Ventures, resseguradora global, no valor de R$ 33 milhões. 

Esse mês, a Azos anunciou a sua rodada de Série B no valor de R$170 milhões, liderada pela Lightrock,  plataforma global com foco em investimentos de impacto e alto crescimento, que será direcionada para expandir a operação para todo o país e para investimentos em tecnologia.  Também participaram da rodada os fundos Kaszek Ventures, Prosus, Munich Re Ventures e Maya Capital – que já são investidores da Azos, e Kevin Efrusy, um dos primeiros investidores do Facebook. Ao todo, já são mais de R$250 milhões captados em menos de 5 anos e R$60 bilhões em capital segurado. 

Em seu modelo de negócio, a Azos conta com duas grandes parceiras: a Excelsior Seguros, uma das maiores seguradoras do país, responsável por emitir as apólices, e a Swiss Re, uma das maiores resseguradoras do mundo, que garante a segurança e solidez do capital segurado. 

Embora a Azos tivesse o potencial para gerar lucro logo nos primeiros anos, a prioridade da empresa foi focar no crescimento acelerado. “A oportunidade de crescer rápido nesse mercado é grande”, explica Rafael. Assim, a empresa continuou investindo fortemente em tecnologia, expansão e na contratação de talentos. 

Desde o início, a Azos teve como objetivo resolver as dificuldades enfrentadas por clientes e corretores com as seguradoras tradicionais. Processos burocráticos, exigência de exames médicos e a falta de flexibilidade nas apólices eram algumas das principais dores do mercado. O negócio surgiu com a proposta de transformar a experiência de contratação e venda de seguros de vida, oferecendo soluções rápidas, flexíveis e acessíveis, com a possibilidade de escolher coberturas específicas sem a obrigatoriedade de contratar pacotes fechados, como era comum nas seguradoras tradicionais.

“Como toda startup de tecnologia, também enfrentamos desafios complexos nos primeiros anos. A contratação de pessoas que acreditassem no sonho de construir uma empresa diferente em um mercado tradicional foi um dos maiores obstáculos. Além disso, definir as funcionalidades essenciais para o produto e escolher a melhor estratégia de go-to-market para gerar tração também foram decisões difíceis”, relembra Rafael.

À medida que a empresa começou a escalar, surgiram novas dificuldades: manter a cultura organizacional e engajar os talentos em meio do rápido crescimento do time, além de otimizar processos internos, como os atendimentos aos corretores e clientes. A escalabilidade do produto também representou um desafio, com algumas funcionalidades que não atendiam às expectativas de parceiros.

Nesse período, a Endeavor teve um papel importante na jornada da Azos, oferecendo apoio estratégico e facilitando a troca de experiências com outros empreendedores. “Ser um Empreendedor Endeavor é exatamente ajudar nossos colegas a resolverem problemas que já enfrentamos e também pedir ajuda a uma rede de pessoas extremamente qualificada”, explica Rafael. “Durante o processo recebemos ótimas críticas e provocações que complementaram a nossa estratégia de crescimento. Não são conversas fáceis e confortáveis, mas justamente por isso o processo de tornar empreendedor Endeavor é tão enriquecedor”, finaliza.  

Para 2025, a Azos planeja expandir significativamente, dobrando seu tamanho e ampliando seu portfólio de produtos, além de expandir a operação para todo o país. A empresa está determinada a continuar oferecendo soluções inovadoras para a contratação e venda de seguros de vida, com foco na experiência do cliente e dos corretores parceiros e na utilização de tecnologia de ponta para garantir mais flexibilidade e acessibilidade.

“Estamos confiantes que nos tornaremos a maior empresa de seguros da América Latina nos próximos 10 anos,” conclui Cló. 

A Endeavor é uma rede global presente em mais de 40 países e formada pelos empreendedores e empreendedoras que mais crescem no mundo. No Brasil desde 2000, acelera negócios com potencial escalável por meio do programa Scale-Up e promove conexões entre os maiores líderes do país e empreendedores em início de jornada. Também investe em startups em fases Seed e Series A, com o fundo Scale-Up Ventures.

Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião da Forbes Brasil e de seus editores.

Escolhas do editor

  • Escolhas do editor

    As 50 Melhores Praias do Mundo em 2025

  • forbes wall street bancos
    Carreira

    Semanas de Trabalho com Mais de 100 Horas Levam Jovens Funcionários de Bancos ao Limite

  • Escolhas do editor

    Think Tank de Mulheres do Agro da Forbes Brasil se Reúne Durante a Agrishow

 

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • Endeavor
  • Endeavor Brasil

As mais lidas agora

  • Lady Gaga integrou a lista Forbes dos músicos mais bem pagos da última década
    Forbes Mulher

    Como Lady Gaga Construiu Sua Fortuna Bilionária?

  • O gaslighting muitas vezes tem raízes na desigualdade e em estereótipos de gênero usados para manipular a realidade da vítima
    Carreira

    Como Identificar se Você Está Sofrendo Gaslighting – do Trabalho À Vida Amorosa

  • Rolex
    Forbes MKT

    Como a Rolex Domina o Mercado de Luxo por mais de 100 anos?

  • Forbes WSB - Wine, Spirits and Beers

    O Storytelling por trás dos Vinhos de Luxo Latino-Americanos

Últimas Notícias

  • Magazine Luiza

    Magazine Luiza Amarga Queda de Mais de 60% no Lucro do 1º Tri

  • balanços

    Embalado por Balanços e Cenário Internacional, Ibovespa Avança 2%

  • Venda de Carne Bovina do Brasil Aos EUA Dispara em Abril, Diz Abiec

  • Foto: Scott Olson/Getty Images

    Trump Critica Powell por Não Cortar Juros e Minimiza Risco de Inflação

  • Bitcoin rompe a barreira dos US$ 100 mil (Foto: Agustin Marcarian / Reuters)

    Acordo Comercial entre EUA e Reino Unido Faz Bitcoin Superar US$ 100 Mil

  • Jorge Adorno/Reuters

    China Retoma Embarques de Soja Brasileira de 5 Empresas Antes de Visita de Lula, Diz Fonte

Conteúdo publicitário

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.