Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Forbes Games / Sugar crush, nativos e discretos: veja quem são os gamers brasileiros

Sugar crush, nativos e discretos: veja quem são os gamers brasileiros

Pesquisa mostra um aumento no número de gamers nacionais que veem os jogos eletrônicos como algo que vai muito além de lazer e entretenimento

Pacete
16/08/2023 Atualizado há 2 anos

Acessibilidade

Getty Images

Seis em cada 10 pessoas que jogam concordam que existe uma linguagem própria, quase um idioma que só eles entendem

O Brasil tem um número cada vez maior de gamers engajados e que encaram os jogos como algo além do entretenimento. A constatação é da pesquisa “Mundo Infinito dos Games”, produzida pela agência Live, pela empresa de pesquisa Talk Inc e pelo hub B1ld e apresentada no final de julho no Learning Village, hub de desenvolvimento de pessoas da HSM. Foram ouvidas 1.597 pessoas em todo o território nacional.

Leia também:

  • Muito além do entretenimento: games viram opção para saúde mental

Seis em cada 10 jogadores concordam que existe uma linguagem própria, quase um idioma que só os gamers entendem. Por sua vez, 42% das pessoas de 16 a 26 anos concordam que jogar amplia o círculo de amizades. A conexão entre pessoas que os jogos promovem faz nascerem amizades, namoros e até casamentos. Pessoas relatam relações duradouras que nasceram on-line, evoluíram para o físico e se transformaram em relacionamentos para a vida.

Confira 6 perfis do gamer brasileiro:

  • 16% Gamer de Coração "Nasci e cresci gamer, gamer sempre serei" 
Perfil que concentra aquelas pessoas que se identificam como "gamer". São os mais jovens (26,54% têm até 24 anos). Jogam de tudo. A presença de consoles e PC's é significativa nesse perfil. Pessoas que se relacionam de forma profunda com games, seja jogando profissionalmente, criando conteúdo ou gastando dinheiro com jogos. São as pessoas que menos jogam apenas por diversão. Mais da metade ganha ou já ganhou dinheiro com games.
    Mulheres gamers

    16% Gamer de Coração “Nasci e cresci gamer, gamer sempre serei”
    Perfil que concentra aquelas pessoas que se identificam como “gamer”. São os mais jovens (26,54% têm até 24 anos). Jogam de tudo. A presença de consoles e PC’s é significativa nesse perfil. Pessoas que se relacionam de forma profunda com games, seja jogando profissionalmente, criando conteúdo ou gastando dinheiro com jogos. São as pessoas que menos jogam apenas por diversão. Mais da metade ganha ou já ganhou dinheiro com games.

  • 12% Full Hard Core "Jogar é uma das minhas principais atividades" 
É o perfil que vêm à cabeça quando se pensa em um gamer clássico. Perfil jovem (39% têm até 29 anos), mais masculino (58% são homens) que joga muito, que se identifica muito como "gamer" (64%). São os que mais jogam, sendo que 75% jogam em PC e console (mais da metade). Jogam todos os diferentes tipos de jogos, mas principalmente multiplayer, de estratégia, aventura, ação e são de fato os grandes jogadores de FPS (mais da metade joga). Ávidos consumidores de conteúdo sobre eSports (26% assistem diariamente) e também conteúdo em geral sobre games.

    12% Full Hard Core “Jogar é uma das minhas principais atividades”
    É o perfil que vêm à cabeça quando se pensa em um gamer clássico. Perfil jovem (39% têm até 29 anos), mais masculino (58% são homens) que joga muito, que se identifica muito como “gamer” (64%). São os que mais jogam, sendo que 75% jogam em PC e console (mais da metade). Jogam todos os diferentes tipos de jogos, mas principalmente multiplayer, de estratégia, aventura, ação e são de fato os grandes jogadores de FPS (mais da metade joga). Ávidos consumidores de conteúdo sobre eSports (26% assistem diariamente) e também conteúdo em geral sobre games.

  • 22% Fim de Semana "Me organizo para jogar e sou fiel aos bons jogos que conheço"
Jogadores de fim de semana são pessoas que, apesar de serem as que jogam com uma frequência menos intensa, jogam um número de horas significativo por semana. Destacam-se por terem um bom repertório de jogos e muitos são multiplataforma - seu foco não é apenas o celular. São o 2º perfil onde encontramos pessoas com mais de 40 anos e quase 50% mais mulheres do que homens.

    22% Fim de Semana “Me organizo para jogar e sou fiel aos bons jogos que conheço”
    Jogadores de fim de semana são pessoas que, apesar de serem as que jogam com uma frequência menos intensa, jogam um número de horas significativo por semana. Destacam-se por terem um bom repertório de jogos e muitos são multiplataforma – seu foco não é apenas o celular. São o 2º perfil onde encontramos pessoas com mais de 40 anos e quase 50% mais mulheres do que homens.

  • 24% Gamer, eu? "Jogo bastante! Mas faço muitas outras coisas" 
Perfil bem distribuído entre homens e mulheres, destaca-se por ser o que explora o maior número de jogos, estando bem próximo dos jogos mais elaborados, característicos de quem joga com maior intensidade. Seus tipos mais frequentes de jogos são os de estratégia, esportes, corrida, aventura e ação. Mas não deixa os jogos de lógica e quebra-cabeça de lado. Não se identificam como "gamer" e são pouco interessados/as no mundo dos eSports.
    Miguel Sanz/Getty Images

    24% Gamer, eu? “Jogo bastante! Mas faço muitas outras coisas”
    Perfil bem distribuído entre homens e mulheres, destaca-se por ser o que explora o maior número de jogos, estando bem próximo dos jogos mais elaborados, característicos de quem joga com maior intensidade. Seus tipos mais frequentes de jogos são os de estratégia, esportes, corrida, aventura e ação. Mas não deixa os jogos de lógica e quebra-cabeça de lado. Não se identificam como “gamer” e são pouco interessados/as no mundo dos eSports.

  • Anúncio publicitário
  • 14% Sugar Crush "Adoro um joguinho no celular, desestresso e me divirto" 
Perfil composto majoritariamente por mulheres (75%). O que caracteriza este perfil é o gosto pelos jogos de lógica e quebra-cabeça (mais da metade joga esse tipo), de cartas e jogos mais casuais. É o perfil com maior número de pessoas com mais de 45 anos (37%) e que estão quase apenas no celular, como plataforma. Poucas outras coisas as motivam a jogar, fora a pura diversão.

    14% Sugar Crush “Adoro um joguinho no celular, desestresso e me divirto”
    Perfil composto majoritariamente por mulheres (75%). O que caracteriza este perfil é o gosto pelos jogos de lógica e quebra-cabeça (mais da metade joga esse tipo), de cartas e jogos mais casuais. É o perfil com maior número de pessoas com mais de 45 anos (37%) e que estão quase apenas no celular, como plataforma. Poucas outras coisas as motivam a jogar, fora a pura diversão.

  • 12% Hard Core Mobile "Jogar no celular ampliou meus horizontes dos games" 
Perfil que joga muito, mas apenas em plataformas mobile. São o 2º perfil com maior diversidade de games jogados. Quase ¼ já pensou em ser um/a pro-player e a mesma quantidade acompanha campeonatos. Destacam-se por serem o 3º perfil mais consumidor de conteúdo sobre jogos (35% quase todo dia ou todos os dias).
    Getty Images

    12% Hard Core Mobile “Jogar no celular ampliou meus horizontes dos games”
    Perfil que joga muito, mas apenas em plataformas mobile. São o 2º perfil com maior diversidade de games jogados. Quase ¼ já pensou em ser um/a pro-player e a mesma quantidade acompanha campeonatos. Destacam-se por serem o 3º perfil mais consumidor de conteúdo sobre jogos (35% quase todo dia ou todos os dias).

    Mulheres gamers

    16% Gamer de Coração “Nasci e cresci gamer, gamer sempre serei”
    Perfil que concentra aquelas pessoas que se identificam como “gamer”. São os mais jovens (26,54% têm até 24 anos). Jogam de tudo. A presença de consoles e PC’s é significativa nesse perfil. Pessoas que se relacionam de forma profunda com games, seja jogando profissionalmente, criando conteúdo ou gastando dinheiro com jogos. São as pessoas que menos jogam apenas por diversão. Mais da metade ganha ou já ganhou dinheiro com games.

    Leia também:

    • Coca-Cola e Riot fecham parceria inédita para o mundo dos games
      Como a Coca-Cola criou a primeira bebida no metaverso?
      Conheça as 10 marcas mais populares entre os gamers brasileiros

    Um dos principais recortes da pesquisa foi entender por que as pessoas jogam. Foram identificados cinco motivos principais. O primeiro é por Diversão. Em segundo lugar vem a Fantasia como argumento de jogo considerando os games como uma forma importante de fugir da realidade e inserir as pessoas em universos paralelos. O Jogo por si só já é um argumento para atrair as pessoas, bem como a estratégia, a competição e o nível de dificuldade.

    Conhecimento também aparece como uma motivação importante das pessoas que jogam. Elas admitem que usam as plataformas para ficar por dentro de novidades e aprender novos idiomas. Socialização, que se resume a fazer amigos e participar de comunidades é outro elemento fundamental para os jogadores.

    Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

    As mais lidas agora

    • Rolex
      Forbes MKT

      Como a Rolex Domina o Mercado de Luxo por mais de 100 anos?

    • Trecho da interpretação de Isabela Merced como Dina
      Forbes Tech

      Isabela Merced É a Grande Revelação da Segunda Temporada de The Last Of Us

    • forbes sono hábitos sucesso
      Carreira

      7 Hábitos de Sono Ideais para Pessoas de Sucesso

    • Forbes Agro

      Enoturismo de Luxo Atrai Investimentos Milionários para a Argentina

    Últimas Notícias

    • Cultivo de Flores em Rodovia Traz de Volta Polinizadores e Beneficia o Agro

    • Mãe de Leão XIV: Quem Foi Mildred, Uma das Grandes Influências do Novo Papa

    • Venda da Skechers Renderá US$ 1,1 Bilhão a Ex-cabeleireiro e Sua Família

    • Acordo com Wegovy Cria Mais um Bilionário; Conheça Andrew Dudum

    • Foto de raios vistos do espaço

      Astronauta da Nasa Registra Fotos de Raios Vistos do Espaço

    • mães kuntuala

      Maternidade É Ponto de Virada na Carreira de Mulheres Executivas

    Conteúdo publicitário

    Membros Forbes Brasil
    Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
    Seja um assinante→

    Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes

    Seja um assinante →
    logo Forbes
       — @forbesbr
      — @forbesbr
      — @forbesbr
      — yt/forbesbr
      — forbes brasil
    Forbes Br.
    + Sobre nós
    + Forbes Store
    + Revista digital
    + Anuncie
    + Contato
    Links úteis
    + Política de Privacidade
    + Newsletter
    logo Terra
    Cotações por TradingView

    © Forbes 2025. Todos os direitos reservados.