Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Forbes Tech / Programa de aceleração entra no planejamento estratégico anual da Suvinil

Programa de aceleração entra no planejamento estratégico anual da Suvinil

Segunda edição do Fora da Lata vai selecionar, em parceria com a Liga Ventures, quatro startups

Gabriela Arbex
20/05/2020 Atualizado há 5 anos

Acessibilidade

Divulgação
Divulgação

Juliana Hosken, diretora de marketing da Suvinil: na reformulação da marca, em 2018, a inovação passou a fazer parte dos propósitos

Pelo segundo ano consecutivo, a Suvinil, marca de tintas da gigante BASF, vai abrir suas portas para o ecossistema de inovação. O programa da companhia, batizado de Fora da Lata, é conduzido em parceria com a Liga Ventures, aceleradora que conecta grandes empresas a startups para estimular o desenvolvimento de soluções inovadoras, firmar parcerias de valor e gerar transformações positivas para o mercado de tintas e está com as inscrições abertas até o dia 24.

“No ano passado, foram mais de 300 inscrições”, lembra Juliana Hosken, diretora de marketing da Suvinil. “E tivemos o cuidado de escolher projetos bem diversificados, que atendessem tanto às áreas funcionais da empresa, como marketing e suply chain, como os setores de vendas e produção, sem deixar de lado a sustentabilidade.”

A executiva explica que, com a reformulação da marca em 2018, um dos propósitos passou a ser a inovação e que isso faz parte do mindset dos colaboradores, incluindo a liderança. Segunda ela, essa postura, mais o atendimento a necessidades reais de áreas diversas e o envolvimento dos funcionários nos vários processos de estruturação do programa – desde a escolha do nome e da identidade visual até a definição dos temas –, criou o engajamento necessário para que a iniciativa se tornasse algo fixo no calendário de ações e na estratégia da empresa. “No ano passado, precisamos restringir a participação dos funcionários em algumas etapas, como a apresentação dos pitchs, porque todo mundo queria assistir.”

Juliana diz que as quatro selecionadas em 2019 estão em processo de implementação de seus projetos na companhia. A Residuall, por exemplo, especializada no gerenciamento de resíduos, foi a escolhida do tema sustentabilidade e está apoiando a Suvinil no aprimoramento de sua logística reversa, com o envolvimento de revendedores, operadores logísticos e outras startups. “Já fizemos uma prova de conceito e agora estamos analisando como combinar o programa a outros já existentes nessa indústria”, diz.

Já a Forsee, que atua no mercado de indústria 4.0, trabalhou com a empresa para criar um modelo de gestão suportado por inteligência artificial, big data e internet das coisas capaz de analisar todas as etapas do processo de manufatura, otimizar os recursos e aumentar a produtividade. “Essa solução já foi validada na fábrica de São Bernardo do Campo, no ABC paulista, e chamou a atenção tanto das áreas produtivas da Suvinil, quanto da BASF, e até do time global”, conta Juliana.

A Pix Force, a terceira startup selecionada em 2019, apresentou uma solução que está diretamente relacionada ao consumidor final, uma vez que propôs, usando sua expertise em inteligência artificial aplicada à visão computacional, uma maneira de entender os problemas que a parede tem para, então, indicar o melhor processo de tratamento e pintura. “Quando estiver pronta, a ferramenta vai ajudar a atender melhor nossos clientes”, diz Juliana.

Por fim, a OnCase apresentou à Suvinil seu conhecimento em big data, business intelligence, analytics e inteligência artificial para o desenvolvimento de modelos preditivos de precificação, que ajudam a definir preços de maneira inteligente.

Neste ano, os 12 temas para as startups interessadas são analytics para logística, analytics para produção, customer experience, eficiência operacional, gestão de sell out, gestão de transporte, hunting de clientes, novos negócios “além da tinta”, otimização do processo de pintura, plataforma B2B para e-commerce, programa de fidelização e sustentabilidade e impactos positivos em tempos de Covid-19. Após o fim das inscrições, a Suvinil tem até o dia 25 de junho para fazer uma triagem, entendendo, de fato, quais projetos têm aderência ao desafio proposto. As startups que passarem nesse funil seguem para o pitch day, marcado para 30 de junho. No ano passado, por exemplo, foram 16 apresentações. Após essa etapa, quatro serão selecionadas, com base em critérios como sinergia com as propostas de negócios lançadas, inovação e criatividade.

Uma vez escolhidas, as startups começarão o programa de aceleração em agosto, com duração de quatro meses e mais de 20 horas de mentorias de profissionais da BASF, Suvinil e Liga Ventures, que atuarão na orientação da implantação dos projetos pilotos, no estabelecimento de metas e nos feedbacks.

“No ano passado, cerca de 150 pessoas da empresa se envolveram na iniciativa”, diz Juliana, explicando que não há injeção de recursos financeiros nas startups. “Pensamos muito sobre isso antes de lançar a iniciativa: se valia mais a pena fazer um aporte semente e correr o risco de não ter tanto engajamento em temas que realmente queremos acelerar ou se seria mais interessante apostar em projetos que realmente poderiam continuar conosco para além do programa”, explica a executivoa, contando que optaram pela segunda opção e estão satisfeitos com a escolha. “Nesse modelo, as startups terão todas as áreas do grupo à disposição, a oportunidade de fazer networking e de se tornar um parceiro do grupo na implementação de soluções inovadoras de maneira continuada.”

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • Basf
  • Gabriela Arbex
  • inovação
  • Liga Ventures
  • programa de aceleração
  • Suvinil

As mais lidas agora

  • O gaslighting muitas vezes tem raízes na desigualdade e em estereótipos de gênero usados para manipular a realidade da vítima
    Carreira

    Como Identificar se Você Está Sofrendo Gaslighting – do Trabalho À Vida Amorosa

  • Rolex
    Forbes MKT

    Como a Rolex Domina o Mercado de Luxo por mais de 100 anos?

  • Trecho da interpretação de Isabela Merced como Dina
    Forbes Tech

    Isabela Merced É a Grande Revelação da Segunda Temporada de The Last Of Us

  • Forbes Saúde

    Duas Red Flags que Você Não Deve Ignorar no Início de um Relacionamento

Últimas Notícias

  • Calor Atinge Safra de Trigo da China e País Recorre Ao Cereal Canadense e Australiano

  • Julia Queiroz Primo: a Executiva Brasileira Que Está Revolucionando o Mercado Global de Seguros

  • soja

    Importação de Soja do Brasil Pela China em Abril É a Menor em 10 Anos

  • Com Agenda Lotada, Papa Leão Dá Continuidade Ao Legado de Francisco

  • Paulo Whitaker/Reuters

    Safra de Laranja 2025/26 de São Paulo e Minas Gerais Deve Crescer 36,2%

  • Novo Papa Buscará “Construir Pontes” com Trump, Diz Cardeal de Nova York

Conteúdo publicitário

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.