Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Forbes Tech / Pesquisa do Google revela mudança de hábitos dos consumidores durante a pandemia

Pesquisa do Google revela mudança de hábitos dos consumidores durante a pandemia

Brasileiros mostraram mais interesse por serviços essenciais, suporte financeiro e aqueles que facilitam a adaptação à nova rotina

Gabriela Arbex
10/06/2020 Atualizado há 5 anos

Acessibilidade

Divulgação
Divulgação

André Barrence, diretor do Google for Startups Brasil: “É essencial que as startups continuem focando na melhor experiência do usuário”

Uma pesquisa do Google for Startups Brasil sobre as mudanças de hábitos dos consumidores brasileiros desde o início da pandemia da Covid-19 revelou um aumento do interesse da população brasileira por três tipos de serviços: essenciais, onde estão incluídos os deliveries, suporte financeiro e aqueles que facilitam na adaptação à nova rotina em casa.

O levantamento, que levou em consideração os resultados do Google Trends, fez uma análise comparativa da média de crescimento dos últimos seis ou 12 meses versus março e abril de 2020. “As buscas demonstram como as pessoas estão se adaptando para viver o novo normal, mas não podem ser encaradas como uma previsão e consolidação de tendências pós pandemia. É essencial que as startups continuem focando na melhor experiência do usuário e aproveitem as tendências de consumo para se posicionarem como Top of Mind nas soluções digitais para seus consumidores”, alerta André Barrence, diretor do Google for Startups Brasil.

LEIA MAIS: Casa inteligente: 5 grandes tendências de tecnologia doméstica da próxima década

No que diz respeito às compras online, o estudo do Google revelou que as buscas relacionadas a alimentos e bebidas cresceram de 30% a 45%, enquanto o termo “restaurante delivery” mostrou um incremento de 72% e a procura por móveis para trabalhar em casa aumentou mais de 90% no período. No caso das buscas por segmento, a comparação foi feita entre março e abril com os últimos 12 meses. No caso das empresas, houve um recorte menor, de seis meses, para refletir uma realidade mais próxima da que elas estão vivendo agora.

Entre as startups de entregas – de comida ou não –, as mais procuradas registraram crescimentos expressivos. O iFood, o aplicativo mais buscado, mostrou aumento de 55% nas buscas. Na sequência, estão Rappi (aumento de 99%), Loggi (94%), LivUp (73%), Empório da Cerveja (77%), Zé Delivery (aumento de 10 vezes na procura) e Melhor Envio (204%).

O levantamento constatou, ainda, um aumento de 47% nas buscas por startups focadas em varejos e marketplaces de diferentes nichos. No caso de móveis, por exemplo, houve um incremento de 70% nas buscas pela MadeiraMadeira e de 52% pela Mobly. No segmento de beleza, a Beleza na Web registrou 50% mais buscas e a Glambox 68%. Já a PetLove, especializada em produtos para animais de estimação, teve 47% mais buscas, enquanto a Olist, markeplace curitibano de produtos variados, 94%.

Siga todas as novidades da Forbes Insider no Telegram

No quesito adaptação à nova rotina, o levantamento indicou um aumento de 46% nas buscas relacionadas a softwares de educação. As plataformas que mostraram maior relevância nas pesquisas do gigante de busca foram Hotmart (que registrou um incremento de 322%), Passei Direto (16%), Stoodi (230%), Sanar (103%), AgendaEdu (266%) e ClipEscola (598%).

Por fim, a análise revelou um aumento na procura por produtos e serviços financeiros. No caso do termo conta digital, por exemplo, o aumento foi de 10 vezes incentivado pelo suporte do governo às pessoas em situação de vulnerabilidade. Também aumentaram as buscas por internet banking (130%), empréstimo consignado (10 vezes), poupança (75%), empréstimo consignado INSS (400%), transferência de dinheiro e serviços (105%). As fintechs mais buscadas foram PicPay (aumento de 555% no período), Husky (57%), Olivia (87%), Creditas (41%) e Acordocerto (284%).

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Inscreva-se no Canal Forbes Pitch, no Telegram, para saber tudo sobre empreendedorismo: .

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • adaptação
  • Alimentos e Bebidas
  • André Barrence
  • Beleza na Web
  • compras online
  • conta digital
  • Covid-19
  • Creditas
  • delivery
  • empréstimo consignado
  • google
  • Google Trends
  • hotmart
  • Husky
  • iFood
  • internet banking
  • LivUp
  • Loggi
  • MadeiraMadeira
  • marketplaces
  • Melhor Envio
  • Mobly
  • móveis
  • Olist
  • Olivia
  • pandemia
  • Passei Direto
  • PetLove
  • PicPay
  • poupança
  • rappi
  • Sanar
  • Serviços Essenciais
  • Tendência

As mais lidas agora

  • O gaslighting muitas vezes tem raízes na desigualdade e em estereótipos de gênero usados para manipular a realidade da vítima
    Carreira

    Como Identificar se Você Está Sofrendo Gaslighting – do Trabalho À Vida Amorosa

  • Rolex
    Forbes MKT

    Como a Rolex Domina o Mercado de Luxo por mais de 100 anos?

  • Carreira

    México Planeja Reduzir Jornada de Trabalho para 40 Horas Semanais até 2030

  • Trecho da interpretação de Isabela Merced como Dina
    Forbes Tech

    Isabela Merced É a Grande Revelação da Segunda Temporada de The Last Of Us

Últimas Notícias

  • Porto

    Porto Vê Lucro Líquido Crescer 28% no 1º Trimestre e Efeito Macro Mais Benigno do Que o Mercado Esperava

  • Forbes Brasil - Pré-mercado

    Pré-mercado: as Perspectivas para a Inflação de Abril

  • Foto de um trecho de Thunderbolts, novo filme da Marvel

    Relatório Explica Por Que a Marvel Tem Decepcionado Desde “Vingadores: Ultimato”

  • 1 em Cada 4 Cervejas da Quilmes no Mundo Tem Cevada e Malte Plantados em Buenos Aires

  • PIB: Trump Pode Ameaçar Crescimento da Economia Brasileira?

  • Magazine Luiza

    Magazine Luiza Amarga Queda de Mais de 60% no Lucro do 1º Tri

Conteúdo publicitário

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.