Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Forbes Tech / Petlove prepara expansão omnichannel no país com parcerias para pontos físicos

Petlove prepara expansão omnichannel no país com parcerias para pontos físicos

Com dois aportes em plena pandemia, marketplace pet aposta em serviços e operação multicanal

Gabriela Arbex
14/07/2020 Atualizado há 5 anos

Acessibilidade

Divulgação
Divulgação

Marcio Waldman, fundador e CEO da Petlove: mercado ainda é mal explorado

A pandemia pode ter causado um pânico generalizado no mundo dos negócios, mas alguns deles se deram conta, rapidamente, que o momento poderia ser ideal para expandir. É o caso da Petlove, plataforma de venda de produtos pet criada pelo médico veterinário Marcio Waldman há 21 anos – quando a internet chegou ao país – e pioneira no país no serviço de assinaturas.

O empreendedor conta que, no dia 13 de março, recebeu um telefonema de Felipe Cunha, CEO da Vetsmart – empresa de tecnologia que desenvolve aplicativos e sites para médicos veterinários adquirida pela Petlove em setembro do ano passado – convidando-o para uma conversa com os profissionais, até então bastante assustados com os possíveis impactos do isolamento social sobre seus serviços e, consequentemente, sobre a continuidade dos negócios. A preocupação fazia sentido. Nessa primeira conversa, muitos relataram quedas entre 50% e 70% no movimento das clínicas.

LEIA MAIS: EXCLUSIVO: DogHero se reinventa em meio à pandemia e lança serviço veterinário em domicílio

Waldman revela que já vinha pensando em implementar um sistema de white label – conceito que, no ambiente digital, passa por soluções que ajudam micros e pequenas empresas a venderem online, sem precisar investir no desenvolvimento de um comércio eletrônico proprietário – para parceiros, sejam eles hospitais, clínicas ou petshops do país todo.

“Dada as circunstâncias, achei que era o momento ideal. Com a ferramenta, essas empresas podem, em cinco minutos, criar seu e-commerce customizado, vender os seus próprios produtos e os 15 mil itens do portfólio da Petlove para os seus clientes e ganhar uma porcentagem”, explica Waldman, que batizou a inciativa de Arca de Noé. Em menos de quatro meses, a iniciativa já contabiliza 2.300 parceiros, que não precisam se preocupar com centro de distribuição para estoque, meios de pagamento, entregas ou pós-venda. “Dentro do tão falado omnichannel [estratégia de multicanal], isso é o endless shelf, ou seja, a prateleira infinita”, diz ele, explicando que a ideia é ampliar esse número para 10 mil em um futuro próximo.

A próxima jogada do empreendedor – que recebeu investimentos de R$ 250 milhões do Softbank em abril e outros R$ 125 milhões do L Catterton em junho, ambos em plena pandemia – é apostar em pontos físicos. Para isso, Waldman vai acompanhar de perto a operação dos petshops parceiros e selecionar alguns deles para funcionar como um posto avançado da Petlove em algumas cidades. Mais uma vez, a proposta é ampliar os canais disponíveis, com o ship from store – delivery dos produtos a partir das lojas, sem dependência dos centros de distribuição – e o click and collect – retirada no ponto físico das compras feitas pela web. “Nós vamos reformar as fachadas, oferecer as condições para o serviço de banho e tosa e fornecer a infraestrutura tecnológica, incluindo sistema de gestão”, diz Waldman, que começou a empreitada por Belo Horizonte. “Com essa operação, produtos que antes demoravam três dias para chegar estão sendo entregues em três ou quatro horas para os clientes da cidade.”

Siga todas as novidades da Forbes Insider no Telegram

As próximas escolhas – tanto de parceiros, quanto de cidades – será feita com base na qualidade e no prazo de entrega. Ou seja, localidades onde o tempo ainda está alto têm mais chance de entrar no radar.

Com a pandemia, outras oportunidades surgiram. Em São Paulo, por exemplo, o aumento da demanda por veterinários em domicílio fez com que a empresa criasse uma rede de parceiros e desenvolvesse, então, um marketplace de serviços, apoiado na base atual da Petlove, que só de assinantes ativos está em 205 mil – volume que cresce 100% de um ano para o outro e representa 60% do negócio como um todo. Em 2020, a expectativa é faturar R$ 550 milhões.

“Minha ideia sempre foi ter uma plataforma completa, que oferecesse, além dos produtos, serviços de veterinário e de petshops, dog walking, hospedagem, enfim, um canal único onde os donos de animais de estimação pudessem resolver tudo”, explica Waldman. “Essa facilidade e a democratização do acesso vai ao encontro do que me propus desde o início: proporcionar bem-estar aos animais.”

Sobre a concorrência – que tem aumentado nos últimos anos, com a oferta de um número cada vez maior de serviços em domicílio e marketplaces –, Waldman é categórico ao dizer que há mercado para todos. A expectativa é que o setor fature R$ 40 bilhões em 2020 contra R$ 36 bilhões em 2019, de acordo com o Instituto Pet Brasil (IPB).

“Esse segmento ainda é mal explorado”, diz, citando alguns exemplos. Produtos como antipulgas e vermífugos ainda são utilizados por uma parcela muito pequena dos 132 milhões de pets que vivem nos lares brasileiros. Ração, segundo o empresário, é consumida por apenas metade dessa população. “No caso dos serviços, principalmente no que diz respeito a consultas preventivas, a adesão é minúscula. Além da possibilidade enorme de crescimento, eu, pessoalmente, acredito que precisamos estimular a saúde e não a doença. Tem espaço pra todo mundo.”

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Inscreva-se no Canal Forbes Pitch, no Telegram, para saber tudo sobre empreendedorismo: .

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • comércio eletrônico
  • e-commerce
  • Instituto Pet Brasil (IPB)
  • L Catterton
  • Marcio Waldman
  • omnichannel
  • pet
  • PetLove
  • Softbank
  • white label

As mais lidas agora

  • O gaslighting muitas vezes tem raízes na desigualdade e em estereótipos de gênero usados para manipular a realidade da vítima
    Carreira

    Como Identificar se Você Está Sofrendo Gaslighting – do Trabalho À Vida Amorosa

  • Rolex
    Forbes MKT

    Como a Rolex Domina o Mercado de Luxo por mais de 100 anos?

  • Jonas Marques, CEO da Pague Menos: "As empresas poderiam ser os lugares mais felizes do mundo, mas não são" (Foto: divulgação)
    Forbes Money

    Forbes CEO: Jonas Marques e o Turnaround da Rede Pague Menos

  • Carreira

    México Planeja Reduzir Jornada de Trabalho para 40 Horas Semanais até 2030

Últimas Notícias

  • Foto de um trecho de Thunderbolts, novo filme da Marvel

    Relatório Explica Por Que a Marvel Tem Decepcionado Desde “Vingadores: Ultimato”

  • 1 em Cada 4 Cervejas da Quilmes no Mundo Tem Cevada e Malte Plantados em Buenos Aires

  • PIB: Trump Pode Ameaçar Crescimento da Economia Brasileira?

  • Magazine Luiza

    Magazine Luiza Amarga Queda de Mais de 60% no Lucro do 1º Tri

  • balanços

    Embalado por Balanços e Cenário Internacional, Ibovespa Avança 2%

  • Venda de Carne Bovina do Brasil Aos EUA Dispara em Abril, Diz Abiec

Conteúdo publicitário

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.