Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Forbes Tech / Globo abre dados de comportamento de brasileiros na pandemia

Globo abre dados de comportamento de brasileiros na pandemia

Dashboard interativo mapeia hábitos da população para orientar ações e programação

Angelica Mari
04/08/2020 Atualizado há 5 anos

Acessibilidade

Getty Images
Getty Images

Segundo a pesquisa da Globo, 37% das pessoas têm procurado comprar mais online, por fatores como conveniência e maior gama de produtos com melhor preço

Durante um evento online com anunciantes e agências ontem (3), a Globo falou sobre seus aprendizados durante a pandemia, tendências e anunciou um dashboard interativo com dados sobre hábitos de consumo dos brasileiros durante a crise do novo coronavírus. A plataforma Gente foi desenvolvida pelo departamento de pesquisas da emissora, que mapeia o comportamento da população e gera dados usados para orientar sua programação e ações, bem como nortear os negócios com seus clientes.

O dashboard mostra as mudanças nas emoções e hábitos de compra desde o início da crise. Foram realizadas ondas de pesquisa nas primeiras nove semanas de isolamento social, com 1.500 pessoas em cada amostra. Houve uma pausa, por conta da estabilização dos dados, e a pesquisa foi retomada na 16ª semana de isolamento e o acompanhamento será feito quinzenalmente até o fim do ano, com essa mesma amostragem e de forma remota. A emissora vê o estudo de como as pessoas têm lidado com os diversos cenários de restrição em partes diferentes do país como uma ferramenta importante para informar a transformação de negócios de seus parceiros, bem como suas próprias ações no atual cenário. O dashboard está abertos para quem quiser consultar os dados.

Siga todas as novidades da Forbes Insider no Telegram

Entre os destaques da pesquisa da Globo, 70% dos brasileiros dizem estar comprando menos por conta das preocupações financeiras e 55% das pessoas dizem estar abertas a trocar sua marca preferida por uma mais barata. Por outro lado, há um interesse maior em presentear, com uma alta de 14% na busca por presentes em datas como o dia das mães e 65% dos consumidores têm preferido marcas que se posicionam positivamente, com ações como flexibilidade no pagamento.

Segundo a pesquisa da Globo, 37% das pessoas têm procurado comprar mais online, por fatores como conveniência e maior gama de produtos com melhor preço. O estudo mostra recortes regionais sobre setores prioritários para compras: no Norte/Centro-Oeste, 36% dos consumidores estão interessados em comprar roupas e acessórios, viagens (30%), smartphones (23%) e calçados (22%). No Nordeste, a preferência é por roupas e acessórios, segmento citado por 36% dos consumidores, seguido de viagens (31%), móveis (19%) e smartphones (18%). No Sul, roupas e acessórios também lideram a lista, com 33% de preferência, com viagens na sequência, com 33%, móveis com 18% e eletrodomésticos com 17%. Já no Sudeste, roupas e acessórios são itens prioritários para 37% da população, ao passo que viagens são citadas por 31% e calçados por 22%. Eletrodomésticos são prioritários para 16% da população nesta região.

O interesse em eletrodomésticos e artigos para a casa no Sudeste e Sul aparece devido à concentração de pessoas trabalhando remotamente nestas regiões e a permanência prolongada em casa. Segundo a Globo, a casa tem ganhado centralidade para os brasileiros: um terço das pessoas consultadas pela emissora passou a trabalhar ou estudar em casa durante a pandemia. Destas, 28% aproveitaram para fazer pequenos reparos no lar, 12% compraram algum equipamento para ajudar nas atividades remotas e 9% aumentaram o plano de internet.

Angelica Mari é jornalista especializada em inovação há 18 anos, com uma década de experiência em redações no Reino Unido e Estados Unidos. Colabora em inglês e português para publicações incluindo a FORBES (Estados Unidos e Brasil), BBC e outros.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Participe do canal Forbes Saúde Mental, no Telegram, e tire suas dúvidas.

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • compras
  • consumidor
  • globo
  • hábitos
  • pandemia
  • pesquisa

As mais lidas agora

  • O gaslighting muitas vezes tem raízes na desigualdade e em estereótipos de gênero usados para manipular a realidade da vítima
    Carreira

    Como Identificar se Você Está Sofrendo Gaslighting – do Trabalho À Vida Amorosa

  • Rolex
    Forbes MKT

    Como a Rolex Domina o Mercado de Luxo por mais de 100 anos?

  • Trecho da interpretação de Isabela Merced como Dina
    Forbes Tech

    Isabela Merced É a Grande Revelação da Segunda Temporada de The Last Of Us

  • Forbes Saúde

    Duas Red Flags que Você Não Deve Ignorar no Início de um Relacionamento

Últimas Notícias

  • Calor Atinge Safra de Trigo da China e País Recorre Ao Cereal Canadense e Australiano

  • Julia Queiroz Primo: a Executiva Brasileira Que Está Revolucionando o Mercado Global de Seguros

  • soja

    Importação de Soja do Brasil Pela China em Abril É a Menor em 10 Anos

  • Com Agenda Lotada, Papa Leão Dá Continuidade Ao Legado de Francisco

  • Paulo Whitaker/Reuters

    Safra de Laranja 2025/26 de São Paulo e Minas Gerais Deve Crescer 36,2%

  • Novo Papa Buscará “Construir Pontes” com Trump, Diz Cardeal de Nova York

Conteúdo publicitário

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.