A Liberty está estreando hoje uma plataforma de cotação e contratação de seguro de vida totalmente automatizada. Batizada de Meu Momento de Vida, a iniciativa, desenvolvida em parceria com o laboratório de inovação da seguradora em Singapura, tem a missão de diminuir a burocracia para contratantes e corretores e faz parte de um dos pilares de crescimento na empresa do país: aumentar a venda da modalidade e, consequentemente, a receita total.
“O seguro de vida está crescendo no Brasil enquanto os outros produtos estão decrescendo, principalmente agora, com a onda de demissões provocada pela crise”, explica o argentino Carlos Magnarelli, CEO da Liberty no Brasil, chamando a atenção para um movimento de mudança de cultura por parte dos brasileiros que, até pouco tempo, praticamente ignoravam essa modalidade.
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Em 2018, o seguro de vida superou, pela primeira vez na história do país, o seguro de automóveis: foram R$ 38 bilhões contra R$ 35,9 bilhões. E a tendência tem se mantido. “Atualmente, o seguro de vida representa mais de 40% do setor [excluindo saúde e previdência], enquanto o de veículos é responsável por 36%”, diz o executivo.
De olho nesse potencial – que, embora esteja crescendo, ainda é pequeno, já que apenas 15% da população possui esse tipo de cobertura –, a seguradora investiu numa forma de facilitar a operação, considerada complexa por boa parte das pessoas, pouco acostumadas aos termos jurídicos e financeiros. Segundo Magnarelli, o preenchimento de alguns dados na plataforma – como renda, idade dos filhos e valor do inventário – já é suficiente para que o sistema calcule uma proposta de cobertura, com valor de prêmio líquido, capaz de amparar os beneficiários. Caso o usuário queira alterar os parâmetros, aumentando e diminuindo contribuições e prêmios, também é possível. “Embora pareça um processo simples, é um cálculo que sempre desperta dúvida dos corretores ao assessorar seus clientes. A plataforma entrega isso de forma muito intuitiva”, explica ele, dizendo que é possível contratar seguros entre R$ 10 mil e R$ 2,5 milhões.
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Todo o processo de geração de contrato e assinatura também é online. “Isso não significa que os corretores não possam mais intermediar as operações. A plataforma pode e já está sendo usada por eles em regime de projeto-piloto. Eles têm, inclusive, a opção de personalizar suas páginas.” O objetivo é simplificar e agilizar as operações para conquistar os 85% do mercado que hoje não têm nenhum tipo de seguro de vida individual.” O executivo explica que, normalmente, são necessárias cinco interações entre cliente e corretor até concluir o negócio – quantidade que diminui com o uso da plataforma, aumentando, portanto, a produtividade dos profissionais do setor.
A expectativa é que os 12 mil corretores mais engajados com o produto, de um contingente de 20 mil, estejam onboarding nos próximos meses. O executivo conta com isso para manter os índices de crescimento da companhia nos próximos anos, a exemplo do que vem acontecendo até agora. Em junho deste ano, o segmento de seguro de vida registrou um crescimento de 9,2% sobre o mês anterior, segundo a SUSEP – Superintendência de Seguros Privados. Na Liberty, o incremento foi quase o dobro. Em 2019, a companhia registrou um crescimento total de 10,3% em prêmios emitidos em relação a 2018, atingindo um total de R$ 3,9 bilhões.
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