Enquanto a Zoox, o reservado desenvolvedor de táxis autônomos recentemente adquirido pela Amazon, se prepara para revelar seu veículo de frota futurista, seu ex-CEO, que idealizou a empresa, está ressurgindo com uma nova startup. Espera-se que esse projeto, focado no desenvolvimento de um software habilitado para IA, permita que os carros “ensinem eles mesmos” a dirigir.
Tim Kentley Klay, cofundador da Zoox e criador da HYPR, diz que está usando o aprendizado por reforço, um ramo da aprendizagem automática, que aplica uma abordagem baseada em recompensas para treinar algoritmos de forma dinâmica sem necessidade de instrução humana direta ou supervisão. A startup, com sede em Alameda, na Califórnia, já arrecadou US$ 10 milhões e começou a testar sua estratégia em um Daimler Smart Car da Mercedes-Benz modificado. Entre os investidores, estão a R7 Ventures e o bilionário australiano Andrew Forrest.
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Sobre o projeto, Kentley Klay afirma que “começou com uma quantidade modesta”. “A HYPR estará à frente das outras empresas de robótica”, afirma Kentley Klay para a Forbes. “Estamos focados em construir um software de aprendizado robusto e em desenvolver a infraestrutura necessária. Assim que tivermos esses recursos, compartilharemos a forma como vamos explorá-los.”
Kentley Key é um desenvolvedor, artista comercial e empreendedor de Melbourne, na Austrália. Por isso, quando fundou a Zoox com Jesse Levinson, cientista de computação da Universidade de Stanford, em 2014, foi considerado improvável o sucesso de sua empreitada no setor de carros autônomos. No entanto, a dupla surpreendeu e conseguiu arrecadar cerca de US$ 1 bilhão para a empresa de robotáxis, que almejava prestar o serviço em grandes cidades, a começar por San Francisco. Na sequência, a ideia era seguir a visão sci-fi de Kentley Klay e transportar passageiros em veículos elétricos feitos sob medida, sem motorista, volantes ou pedais, e que priorizam o conforto dos passageiros.
No final de 2018, desentendimentos sobre a estratégia do negócio levaram à demissão inesperada de Kentley Klay. A empresa de Foster City, com sede na Califórnia, foi comprada pela Amazon este ano por um valor estimado em US$ 1,3 bilhão. Levinson, cofundador da Zoox, continua atuando como diretor de tecnologia da companhia.
Embora as expectativas para o potencial das tecnologias que dispensam a presença de motoristas sejam altas, encontrar soluções para os desafios técnicos tem levado mais tempo do que o esperado; e a pandemia de Covid-19 complicou ainda mais esse processo. Líderes industriais, como Waymo, da Alphabet Inc.; Cruise (que recebe apoio da General Motors); Motional e outros estão preparando ou já operando serviços públicos de transporte com capacidade limitada, para demonstrar como a tecnologia funciona. Mas a produção sob demanda e em larga escala de táxis autônomos ainda é algo distante, mesmo para os próximos anos.
A Zoox está prestes a revelar, no próximo mês, um novo modelo de robotáxi bidirecional projetado internamente, que será construído em uma unidade de produção que a empresa montou em Fremont, na Califórnia. A nova CEO, Aicha Evans, não disse quando as operações comerciais devem iniciar.
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Com a HYPR, Kentley Klay quer tentar uma nova abordagem para aperfeiçoar a IA atrás dos volantes, por meio de métodos que sejam mais rápidos do que aqueles utilizados por empresas de audiovisual.
Hello world! Welcome to HYPR. So we build robots that learn to drive as they move. Pretty smart, eh! pic.twitter.com/QHD6V2gBGQ
— HYPR (@hypr) November 24, 2020
“Eu acredito em sistemas de aprendizagem completos que estejam conectados a nuvens e facilitem a aprendizagem online distribuída. Minha crença é de que, em um futuro próximo, essa será a forma como todos os sistemas de robótica serão projetados. E, se isso for verdade, no panorama geral, estamos falando sobre redes essenciais centradas em nuvens, unindo-se a recursos robóticos avaliados na casa dos trilhões”, conclui. “Fique ligado: será algo inesperado e sem precedentes.”
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