O Ibovespa fechou em queda hoje (15), com bancos e Petrobras entre as maiores pressões de baixa, seguindo o viés negativo de Wall Street após dados dos Estados Unidos realçarem receios dos efeitos econômicos da pandemia de Covid-19.
Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa caiu 1,36%, a 78.831,46 pontos. Na máxima, chegou a reverter marginalmente as perdas e tocar 80.034,78 pontos. No pior momento, chegou a 77.545,67 pontos.
O volume financeiro foi recorde e somou R$ 97,5 bilhões, com o pregão marcado pelos vencimentos de opções sobre o Ibovespa e do índice futuro. O recorde anterior era de 18 de dezembro, de R$ 79,6 bilhões.
A queda vem após duas altas seguidas, que ajudaram o Ibovespa a acumular alta de 9,45% em abril até ontem (14).
LEIA TAMBÉM: Dólar fecha em alta pelo 3º dia seguido com exterior
A pauta norte-americana corroborou a realização de lucros, com forte queda nos resultados dos bancos em razão de provisões para inadimplência e dados de varejo e produção piores do que o esperando, em mais sinais dos efeitos nocivos do coronavírus na maior economia do mundo.
Para a equipe da Elite Investimentos, a elevada volatilidade segue nos mercados, com a piora na sessão ancorada em dados dos EUA. “As estimativas do impacto da Covid-19 na economia vêm se concretizando”, destacou em nota a clientes.
Notícias sobre planos de reabertura de economias também ocuparam as atenções, mesmo com o número de casos superando 2 milhões de pessoas no mundo.
O diretor do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC) disse acreditar que 19 ou 20 Estados do país sofreram impacto limitado do novo coronavírus e seus governadores creem estar prontos para retomar atividades em 1º de maio.
No Brasil, o Ministério da Saúde divulgou um recorde de casos de infecção pelo novo coronavírus em 24 horas, com 3.058 pessoas, maior aumento diário desde o início da pandemia, chegando a 28.320 confirmações no total. O país também registrou mais 204 mortes provocadas pela doença, igualando o recorde da véspera e somando 1.736 óbitos.
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.
Tenha também a Forbes no Google Notícias.