A CVC Brasil comunicou hoje (7) que está em tratativas internas finais quanto aos termos e condições definitivos de uma operação de capitalização da companhia, com o objetivo de fortalecer sua posição financeira diante dos desafios impostos pela pandemia de Covid-19.
Em fato relevante, a operadora de turismo acrescentou que até o momento não foi possível finalizar a elaboração das demonstrações financeiras do exercício social de 2019 e das informações financeiras intermediárias do primeiro trimestre de 2020, mas, tendo no radar a evolução da análise sobre a capitalização, divulgou informações atualizadas acerca do processo de revisão e conciliação dos erros contábeis e impactos da pandemia de Covid-19 em suas atividades.
Na véspera, os papéis fecharam em alta de 10,55%, a R$ 21,79. No ano, porém, ainda acumulam perda de 50,25%.
Quanto aos erros contábeis, a CVC Brasil disse que o impacto potencial estimado dos respectivos ajustes na receita líquida de vendas da companhia é de aproximadamente R$ 350 milhões e inclui exercícios anteriores a 2015 até 2019. Estima ainda que, em virtude desses erros, possa ser possível recuperar cerca de R$ 55 milhões em tributos pagos indevidamente.
“Estes valores estimados e outros eventuais impactos dos potenciais erros contábeis serão confirmados ao final do processo de auditoria pelos auditores independentes e refletidos nas demonstrações financeiras referentes ao exercício social de 2019”, afirmou, reiterando que está trabalhando na conclusão do processo de elaboração do resultado de 2019 para apresentá-lo até 31 de julho de 2020.
Ainda citou que a apuração independente relacionada aos erros contábeis se encontra em estágio avançado.
Em relação aos efeitos da pandemia, a CVC Brasil disse que no momento possui aproximadamente 900 lojas abertas, de um total de cerca de 1.400 estabelecimentos e que, após série de medidas adotadas, os gastos mensais recorrentes da companhia, incluindo folha de pagamento e investimentos em projetos prioritários, foram reduzidos para uma média mensal de R$ 52 milhões no segundo trimestre de 2020.
No que diz respeito aos impactos relacionados aos efeitos da pandemia de Covid-19 nas atividades no primeiro trimestre de 2020, a operadora de turismo destacou registro de provisão para impairment no primeiro trimestre de 2020, em valor de aproximadamente R$ 475 milhões referentes a ativos intangíveis originados na aquisição de empresas, principalmente na Argentina; e R$ 81 milhões referentes a créditos de tributos diferidos, que, no atual cenário, dificilmente serão utilizados em um período razoável.
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Também citou que o atual cenário do segmento de viagens e turismo impôs à companhia volume maior de cancelamentos de viagens, que atingiram R$ 96 milhões até 30 de junho de 2020. Também houve aumento na inadimplência de clientes, que atualmente corresponde a R$ 72 milhões, entre outras perdas.
A CVC Brasil ainda acrescentou que possui um saldo de aproximadamente R$ 380 milhões junto a companhias aéreas, referentes a bilhetes já pagos e que podem gerar perdas adicionais caso alguma companhia aérea encerre suas operações sem honrar ou transferir estes bilhetes para outra empresa. (Com Reuters)
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