Seja um reflexo da crise aberta pela pandemia – e consequente necessidade de melhor gestão do orçamento doméstico -, ou um impulso dos patamares da taxa de juros (atualmente em 2% a.a.), o fato é que a educação financeira invadiu o lar dos brasileiros e, com ela, a demanda por conteúdo que ajude a decifrar o economês.
O reflexo já é nítido na Bolsa de valores: o número de novos CPFs inscritos na B3 saltou quase 80% em relação ao final do ano passado, de 1,68 milhões de clientes para 3 milhões em setembro deste ano.
LEIA MAIS: Tudo sobre finanças e o mercado de ações
Para atender a fome de conteúdo e ajudar os novos investidores a navegar pelas oportunidades em renda fixa e em renda variável, plataformas foram lançadas ou reestruturadas para atender aqueles que querem se aventurar no nicho dos investimentos ou apenas sair das dívidas.
Dos perfis arrojado ao conservador, essas plataformas podem lhe ajudar a entender melhor sobre o mercado de ações, fundos de investimento e até como manipular de uma calculadora financeira. Veja uma lista de portais com conteúdos on-line e 100% gratuitos para potencializar seus ganhos com segurança, com ou sem crise econômica:
-
Tascha Rassadormyind - Eyem Em / GettyImages Principal autoridade monetária do país, o Banco Central oferece em seu portal conteúdos sobre finanças pessoais e organização orçamentária também de forma gratuita, com foco em temas como orçamento familiar e cidadania financeira.
Na aba ‘Cursos’ é possível se inscrever em dois programas: um sobre gestão de finanças pessoais e outro sobre multiplicadores de dinheiro. Artigos, pesquisas e relatórios também estão disponíveis para consulta ilimitada.
-
boonchai wedmakawand / GettyImages A Fundação Getúlio Vargas (FGV) é uma das instituições de ensino pioneiras na propagação de conteúdos didáticos gratuitos na internet. Em parceria com a Open Education Global (OEG), a entidade oferta cursos sobre investimentos, gerenciamento orçamentário, planejamento de aposentadoria, matemática financeira e até mesmo sobre segurança digital.
-
Fat Camera / GettyImages Com conteúdos selecionados pela sua própria curadoria, a B3, bolsa de valores oficial do Brasil, disponibiliza vídeos, infográficos, aulas e e-books sobre o mercado de ações, tributação de investimentos, trading, planejamento financeiro. O conteúdo pode ser acessado de forma ilimitada.
Entre os cursos disponíveis na plataforma estão o Guia do Investidor Iniciante, Análise Técnica e Como funciona uma Bolsa de valores.
-
Chairat Netswai / GettyImages A Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) disponibiliza em seu portal dezenas de cursos gratuitos sobre o mundo das finanças.
De valuation à gestão de riscos, a Anbima classifica seus cursos entre os diferentes níveis de conhecimento dos investidores, com carga horária entre 2 horas e 45 horas, podendo ser concluídos em até 30 dias após a inscrição.
-
Anúncio publicitário -
Rapeepon Puttakumwong / GettyImages A CVM disponibiliza três cursos gratuitos relacionados ao mundo das finanças: Matemática Financeira Básica, Educação Financeira para Jovens e Poupança e Investimento. Entre os temas abordados, estão tópicos como diferenças e relações entre poupar e investir, causas do endividamento e planejamento financeiro.
Principal autoridade monetária do país, o Banco Central oferece em seu portal conteúdos sobre finanças pessoais e organização orçamentária também de forma gratuita, com foco em temas como orçamento familiar e cidadania financeira.
Na aba ‘Cursos’ é possível se inscrever em dois programas: um sobre gestão de finanças pessoais e outro sobre multiplicadores de dinheiro. Artigos, pesquisas e relatórios também estão disponíveis para consulta ilimitada.
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.
Tenha também a Forbes no Google Notícias