Em análise de mais de 1,5 milhões de transações de seus clientes, a BizCapital fintech de serviços financeiros para micro e pequenas empresas, constatou que, durante a pandemia, a queda nas vendas realizadas por cartão foi de 35%. A análise também mostrou que o delivery foi a opção mais usada para equilibrar o caixa e impedir o fechamento de muitas empresas, que viram suas receitas caírem 60%, em média.
LEIA MAIS: Tudo sobre finanças e o mercado de ações
“A pandemia fez com que muitos negócios precisassem ficar fechados e é natural que nesse período as vendas por maquininhas de cartão diminuíssem. Cerca de 30% dos empreendedores disseram que adaptaram seus negócios para as entregas em casa”, analisa Francisco Ferreira, sócio-fundador da BizCapital.
Além do delivery, a demanda por processos de compra diferenciados tem aumentado. Outra pesquisa, essa realizada pelo Facebook e intitulada Tendências do Comportamento do Consumidor pós-Covid-19, mostrou que 27% dos brasileiros gostariam de realizar todo o processo de compra pelo WhatsApp.
A busca por alternativas para manter o caixa estimulou as MPEs. “Sem poder abrir as portas, alternativas como vendas por aplicativos de mensagens e entrega por delivery foram as soluções mais procuradas. E foi justamente por não parar a movimentação, que esse pequenos empreendedores estão conseguindo voltar a operar nesse momento”, finaliza Francisco.
Siga FORBES Brasil nas redes sociais:
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.
Tenha também a Forbes no Google Notícias.