Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Forbes Money / "Esperamos terminar 2020 com R$ 2 bi em fretes", afirma Carlos Mira, CEO do TruckPad

“Esperamos terminar 2020 com R$ 2 bilhões em fretes”, afirma Carlos Mira, CEO do TruckPad

Investida da FTA, Uber das estradas brasileiro planeja expandir operações para a América Latina em 2021

Ana Paula Pereira
04/12/2020 Atualizado há 4 anos

Acessibilidade

Carlos Mira_Divulgação TruckPad
Carlos Mira_Divulgação TruckPad

Investida da Full Truck Alliance, Uber das estradas brasileiro planeja expandir operações para a América Latina em 2021

Vencedor de um concurso de startups no Vale do Silício e crescendo mensalmente entre 30% e 40%, o TruckPad é uma das companhias nacionais que tem impactado o setor logístico, mas o desafio de colocar o projeto para rodar enfrentou barreiras nada simples: convencer caminhoneiros de que, pelo celular, poderiam encontrar fretes seguros e receber por isso, tudo de forma digital.

A saída encontrada pelo CEO e fundador do TruckPad, Carlos Mira, foi distribuir smartphones para que caminhoneiros pudessem testar o aplicativo. Poucos anos mais tarde, a startup planeja expansão para a América Latina e é uma das investidas da gigante logística Full Truck Alliance. Com 1,2 milhão de downloads, 500 mil motoristas registrados e expectativa de fechar 2020 com R$ 2 bilhões em fretes ofertados, Mira fala ao Forbes Money sobre os desafios e perspectivas para o ‘Uber das estradas’.

Forbes Money: Como é conectar caminhoneiros em um país de dimensões como o Brasil?
Carlos Mira: Para iniciar o projeto, eu tive que comprar os primeiros smartphones e entregar para os caminhoneiros usarem e testarem o nosso app. Também eram raras as transportadoras que acreditavam que poderiam localizar e contratar um caminhoneiro pela internet. O TruckPad foi o primeiro aplicativo de cargas para caminhoneiros do mundo. Aqui no Brasil, o sistema foi registrado no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) em julho de 2012. Hoje, este cenário mudou: mais de 90% dos motoristas de caminhões tem internet embarcada em seus telefones celulares – o que ajudou muito na popularização do nosso aplicativo.
No começo, os caminhoneiros eram reticentes em colocar suas informações pessoais no sistema. Hoje, já fazem de forma mais confortável. A popularização da internet móvel empoderou fortemente os profissionais das estradas, haja vista a paralisação que eles coordenaram em 2018, basicamente, com um smartphone em suas mãos e as redes sociais à sua disposição.

FM: Quais os desafios do mercado logístico no Brasil e na América Latina?
CM: Um dos maiores desafios do mercado atualmente é a informalidade que encontramos nas estradas. Devido a grande burocracia para que os motoristas recebam seus pagamentos de forma legal, muitos optam por aceitar viagens informais, se aventurando sem um centavo no bolso. Os caminhoneiros rodam milhares de quilômetros apenas por vales de abastecimento. Atualmente, existe uma moeda informal chamada ‘carta-frete’. Com a evolução tecnológica, estamos tentando acabar de vez com essa informalidade e valorizar o trabalho da classe, tornando cada vez mais fácil realizar processos burocráticos e sempre de forma homologada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Os profissionais têm total acesso às suas notas e já disponibilizamos até mesmo carteiras digitais, como o TruckPad Pay.

FM: Qual o montante do investimento realizado pela Full Truck Alliance e como funciona a parceria com a companhia chinesa?
CM: A chinesa Full Truck Alliance (FTA ) acabou de receber um aporte de US$ 1,7 bilhão em investimento para suas operações. A companhia é o maior ‘marketplace digital de fretes’ do mundo, gerando anualmente cerca de US$ 100 bilhões em fretes em sua plataforma. O FTA é o maior investidor do TruckPad e o primeiro aporte na operação brasileira foi realizado no final de 2019. Além do investimento financeiro, temos um acordo de cooperação técnica e operacional, o que nos deu muita velocidade no aprendizado sobre este segmento. Desde a entrada do FTA na sociedade, o TruckPad quadruplicou seu quadro de funcionários e almeja terminar o ano de 2020 com cerca de R$ 2 bilhões em fretes movimentados na plataforma.

FM: O TruckPad tem planos de expansão na América Latina. Em quais países a empresa deve atuar, cronograma e volume de investimentos?
CM: A pandemia postergou um pouco os nossos planos de avanço para toda a América Latina, mas ainda em 2021, devemos iniciar as operações em alguns países onde já temos presença digital, como o Paraguai e a Colômbia.

FM: Quais são as verticais de crescimento do TruckPad em longo prazo?
CM: Apostamos muito no nosso marketplace de cargas, no meio de pagamento digital de fretes e no nosso marketplace de peças e serviços que tem o apoio de grandes marcas, como Mercedes-Benz, Michelin e ZF.

FM: Quais os efeitos da pandemia sobre o mercado logístico: tendências foram antecipadas, novos desafios surgiram?
CM: A pandemia afetou diversos setores da economia, com o segmento de logística não foi diferente, mas sabemos que a área de transportes não pode parar. Durante esse período, o setor teve de se reinventar, adotar protocolos de segurança e se adaptar a esse novo normal, já que o mundo todo depende dos transportes.

FM: Como funciona o gerenciamento de riscos das operações do TruckPad?
CM: Temos acordos operacionais e estamos integrados com as chamadas gerenciadoras de risco, que conferem a idoneidade dos operadores de transporte no Brasil. Toda operação é feita digitalmente, conferindo mais segurança para transportadores autônomos e contratantes de fretes que usam a nossa plataforma.

FM: Assim como a FTA, o TruckPad também tem planos para um IPO?
CM: Sim, toda ‘boa’ startup imagina dar retorno para seus investidores e a saída para um IPO é sempre considerada, mas temos também vários operadores estratégicos deste setor que nos acompanham com bons olhos.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias

Siga o canal da Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias de economia e mercado financeiro.

Tópicos

  • entrevista
  • FORBES
  • ForbesMoney
  • investimentos
  • IPO
  • logística
  • startup
  • TruckPad

As mais lidas agora

  • Lady Gaga integrou a lista Forbes dos músicos mais bem pagos da última década
    Forbes Mulher

    Como Lady Gaga Construiu Sua Fortuna Bilionária?

  • O gaslighting muitas vezes tem raízes na desigualdade e em estereótipos de gênero usados para manipular a realidade da vítima
    Carreira

    Como Identificar se Você Está Sofrendo Gaslighting – do Trabalho À Vida Amorosa

  • Rolex
    Forbes MKT

    Como a Rolex Domina o Mercado de Luxo por mais de 100 anos?

  • Forbes WSB - Wine, Spirits and Beers

    O Storytelling por trás dos Vinhos de Luxo Latino-Americanos

Últimas Notícias

  • Magazine Luiza

    Magazine Luiza Amarga Queda de Mais de 60% no Lucro do 1º Tri

  • balanços

    Embalado por Balanços e Cenário Internacional, Ibovespa Avança 2%

  • Venda de Carne Bovina do Brasil Aos EUA Dispara em Abril, Diz Abiec

  • Foto: Scott Olson/Getty Images

    Trump Critica Powell por Não Cortar Juros e Minimiza Risco de Inflação

  • Bitcoin rompe a barreira dos US$ 100 mil (Foto: Agustin Marcarian / Reuters)

    Acordo Comercial entre EUA e Reino Unido Faz Bitcoin Superar US$ 100 Mil

  • Jorge Adorno/Reuters

    China Retoma Embarques de Soja Brasileira de 5 Empresas Antes de Visita de Lula, Diz Fonte

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.