Os futuros do minério de ferro de referência na China saltaram mais de 7% hoje (10), tocando máxima contratual, com compras especulativas impulsionadas por expectativas de que uma recuperação da economia leve a uma forte demanda pelo material usado na fabricação do aço.
O contrato mais ativo do minério de ferro na bolsa de Dalian, para entrega em maio, chegou a subir até 7,3%, para 976 iuanes (US$ 149,10) por tonelada, antes de fechar com ganhos de 6,8%, a 971 iuanes.
Para Atila Widnell, da Navigate Commodities, o contrato de referência foi inflacionado pela entrada de grandes volumes de dinheiro especulativo, com apostas de que o futuro crescimento econômico vá beneficiar o minério de ferro.
Zhuo Guiqiu, analista da Jinrui Capital, também sugeriu que mais recursos decorrentes de medidas de relaxamento monetário de governos para combater a pandemia estão fluindo para os mercados com melhores fundamentos.
“O minério de ferro deve enfrentar escassez de oferta enquanto a demanda tanto na China quanto em outros mercados deve aumentar no próximo ano”, afirmou.
A bolsa chinesa de Dalian disse que irá ajustar requerimentos de margem para especulações com futuros do minério de ferro para maio, além de outras medidas a partir da próxima semana.
Enquanto isso, os futuros do aço na bolsa de Xangai saltaram 2,4%, para 4.040 iuanes por tonelada. (Com Reuters)
Siga FORBES Brasil nas redes sociais:
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.
Tenha também a Forbes no Google Notícias