O Banco Central Europeu tem espaço para cortar ainda mais sua taxa de depósito, se isso for necessário para melhorar as condições de financiamento e atingir sua meta de inflação, disse hoje (27) Klaas Knot, membro do conselho do BCE.
“Ainda há espaço para cortar juros”, disse o presidente do banco central holandês. “Porém, é claro que isso teria que ser visto em conjunto com nossa postura monetária geral, que é determinada por uma multiplicidade de ferramentas”, acrescentou.
LEIA MAIS: Tudo sobre finanças e o mercado de ações
Knot disse que o BCE monitorará de perto o recente fortalecimento do euro para determinar seus efeitos sobre as perspectivas para a inflação. “Se isso se tornar dominante demais, em ameaçar prejudicar nosso objetivo de inflação, então é claro que teríamos as ferramentas disponíveis para corrigir isso”, disse ele.
Knot disse estar “cautelosamente otimista” sobre a recuperação da economia da Europa neste ano, já que o lançamento das vacinas contra o coronavírus deve dar mais espaço para crescimento no segundo semestre do ano. (com Reuters)
Siga FORBES Brasil nas redes sociais:
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão
Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.
Tenha também a Forbes no Google Notícias.