As vendas no varejo brasileiro recuaram 9,8% em dezembro frente ao mesmo mês de 2019, descontada a inflação, segundo o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), que monitora 1,4 milhão de varejistas credenciados à empresa de meios de pagamentos.
Com o resultado, o comércio varejista fecha 2020 com retração de 13,9%, pior resultado desde que o ICVA começou a ser produzido, em 2014, afirmou a companhia. “Os anos de 2017, 2018 e 2019 haviam sido de retomada, após a crise econômica dos anos anteriores, mas infelizmente em 2020 a pandemia acabou impactando muito fortemente as vendas no varejo”, disse o diretor de Inteligência da Cielo, Gabriel Mariotto. Em termos nominais, que espelham a receita de vendas observadas pelo varejista, houve queda de 3,4% em dezembro e de 10,4% no ano.
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A Cielo destacou que as quedas são ainda maiores se desconsiderados os efeitos de calendário, que nesse mês beneficiaram o resultado do varejo. Excluindo esses efeitos, houve declínio real de 10,9% e retração nominal de 4,6%. “Em dezembro, o varejo voltou a desacelerar, assim como havia ocorrido em novembro, interrompendo uma tendência de recuperação que vinha desde abril, possivelmente já refletindo um impacto da nova onda do coronavírus”, afirmou Mariotto em nota. (com Reuters)
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