Com praticamente todo o mundo em distanciamento social ou em quarentena, não é surpresa que cada vez mais pessoas estejam participando de eventos virtuais – seja para trabalho ou lazer.
No entanto, com a pandemia que já dura mais de um ano, há definitivamente uma sensação de esgotamento quando se trata de trabalhar remotamente e participar apenas de eventos virtuais. Não só pode ser difícil comunicar-se virtualmente de maneira eficaz, mas também pode ser uma tarefa ainda mais difícil permanecer motivado para interagir com as pessoas online.
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Veja, na galeria a seguir, três formas eficazes de inspirar envolvimento e obter o máximo dos eventos virtuais.
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Alistair Berg/Getty Images Fornecer conteúdo envolvente e valioso
“Celebridades, especialistas do setor e palestrantes, além de incentivos como prêmios e brindes, podem ajudar a tornar seu evento algo que as pessoas não vão querer perder”, diz Davy.
É difícil replicar a conexão pessoal que você pode fazer ao participar de eventos presenciais, por isso é ainda mais importante fazer um esforço maior para fazer conexões genuínas –uma maneira de fazer isso é agregar valor aos participantes. Há muitas maneiras de fazer isso, como perguntar a eles se você pode apresentá-los a alguém de sua rede, descobrir no que eles estão trabalhando ou com dificuldades e oferecer assistência se for na sua área de especialização ou simplesmente oferecer seu contato para conversas futuras.
O envolvimento e a interação do público são os maiores desafios quando se trata de eventos virtuais. É por isso que é fundamental fazer sua lição de casa e ir às reuniões com algumas dicas valiosas em mãos que você pode compartilhar com o grupo. Isso pode incluir sugestões de livros favoritos que sejam relevantes para o tópico em discussão, um novo aplicativo ou ferramenta que pode aumentar a produtividade para outros ou fazer apresentações que serão benéficas para os participantes. Sempre encontre maneiras de agregar valor.
Mais do que nunca, as pessoas desejam uma conexão humana. Ao se conectar com pessoas após reuniões virtuais, seja real ao falar com elas, compartilhe seus maiores pontos fracos ou desafios no momento e pergunte a eles em que eles podem ajudar.
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Alistair Berg/Getty Images Determine o melhor formato
Ao contrário dos eventos presenciais, há muito mais necessidade de estruturar e moderar os eventos que ocorrem online. Devido à falta de networking e de conversa natural que ocorre quando as pessoas se encontram fisicamente, os organizadores do evento precisam facilitar e incentivar essa interação online. Isso pode ser feito por meio de tópicos de conversa, salas de descanso, brindes, incentivo ao uso de funções de chat e, claro, garantindo que todos estejam com as câmeras ligadas.
A duração do evento também influencia o envolvimento das pessoas, já que os períodos de atenção em eventos online são muito mais curtos em comparação com os eventos presenciais. “Para webinars, 60 minutos ou menos é a melhor duração. Os eventos de dia inteiro ou meio dia devem ser flexíveis com sessões de breakout e opções sob demanda para que as pessoas possam encontrar as partes mais relevantes do evento quando for conveniente para elas”, aconselha Davy.
Atualmente, 49% dos profissionais de marketing dizem que o envolvimento do público é o maior fator que contribui para o sucesso de um evento.
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Alistair Berg/Getty Images Convide as pessoas certas
Para aumentar o envolvimento dos participantes em eventos virtuais, é importante convidar as pessoas certas –isso é metade da batalha. Quando você reúne pessoas que têm interesses comuns e podem agregar valor umas às outras, é muito mais fácil fazer com que se envolvam.
E, para reunir as pessoas certas, você precisa saber onde encontrá-las. “Conheça seu público, onde ele está e como alcançá-lo”, diz Joe Davy, CEO da Banzai, uma empresa profissional de marketing de eventos. “É e-mail, mídia social ou telefonema?” Conhecer bem o seu público-alvo o ajudará a determinar onde eles passam, que método de comunicação preferem e o que os motivará a participar de um evento virtual –tudo isso é fundamental para aumentar a participação e reunir o grupo certo de pessoas. E, quando bem feito, os participantes acharão o evento mutuamente benéfico, tornando-os mais propensos a comparecer a eventos futuros.
Fornecer conteúdo envolvente e valioso
“Celebridades, especialistas do setor e palestrantes, além de incentivos como prêmios e brindes, podem ajudar a tornar seu evento algo que as pessoas não vão querer perder”, diz Davy.
É difícil replicar a conexão pessoal que você pode fazer ao participar de eventos presenciais, por isso é ainda mais importante fazer um esforço maior para fazer conexões genuínas –uma maneira de fazer isso é agregar valor aos participantes. Há muitas maneiras de fazer isso, como perguntar a eles se você pode apresentá-los a alguém de sua rede, descobrir no que eles estão trabalhando ou com dificuldades e oferecer assistência se for na sua área de especialização ou simplesmente oferecer seu contato para conversas futuras.
O envolvimento e a interação do público são os maiores desafios quando se trata de eventos virtuais. É por isso que é fundamental fazer sua lição de casa e ir às reuniões com algumas dicas valiosas em mãos que você pode compartilhar com o grupo. Isso pode incluir sugestões de livros favoritos que sejam relevantes para o tópico em discussão, um novo aplicativo ou ferramenta que pode aumentar a produtividade para outros ou fazer apresentações que serão benéficas para os participantes. Sempre encontre maneiras de agregar valor.
Mais do que nunca, as pessoas desejam uma conexão humana. Ao se conectar com pessoas após reuniões virtuais, seja real ao falar com elas, compartilhe seus maiores pontos fracos ou desafios no momento e pergunte a eles em que eles podem ajudar.
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