A Ant planeja desmembrar suas operações de dados de crédito ao consumidor, disseram pessoas com conhecimento do assunto, uma concessão a reguladores que deve ajudar a gigante chinesa a retomar sua enorme oferta inicial de ações.
Remover os dados de mais de 1 bilhão de pessoas é uma parte fundamental da reformulação dos negócios da Ant em resposta a uma repressão regulatória que resultou na suspensão repentina de sua oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) de US$ 37 bilhões que teria sido a maior da história, disseram as pessoas à Reuters.
O desmembramento da unidade de dados, junto com a conversão da Ant em uma holding financeira mais regulamentada, significará que a afiliada da gigante do comércio eletrônico Alibaba poderá prosseguir com o IPO em dois anos, disseram outras pessoas.
O plano de reestruturação da Ant, reportado pela Reuters na quarta, pode aliviar os problemas regulatórios de seu bilionário fundador Jack Ma. As informações e classificações de crédito, como uma unidade separada, também estarão sujeitas à supervisão regulatória, disseram duas das fontes.
“A holding financeira da Ant receberá a licença do PBOC e poderá abrir o capital após a reformulação”, disse uma das fontes, referindo-se ao banco central da China.
A Ant não quis comentar. O BC chinês, que está liderando os esforços regulatórios na reestruturação da Ant, não respondeu imediatamente ao pedido de comentários da Reuters.
A repressão regulatória ao império empresarial de Ma na China ocorreu após um discurso em 24 de outubro no qual ele atacou o sistema regulatório do país. A Ant suspendeu seu IPO poucos dias antes de sua estreia dupla no mercado em Hong Kong e Xangai.
Autoridades lançaram uma investigação antitruste no setor de tecnologia, com o Alibaba sendo alvo de grande parte do movimento, e pressionaram a Ant a renovar sua estrutura de negócios para colocá-la sob uma supervisão regulatória mais rígida. Ma não fez aparições públicas por três meses.
A regulamentação mais rígida planejada para a Ant dará à empresa um valor de mercado em linha com instituições financeiras, muito menor do que sua avaliação inicialmente prevista como uma fintech.
O preço das ações da Alibaba caiu 15% desde a suspensão do IPO, embora tenha recuperado grande parte de sua queda inicial, após Ma reaparecer e as perspectivas para a listagem da Ant melhoraram. (Com Reuters)
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão
Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.
Tenha também a Forbes no Google Notícias.