A confiança do consumidor brasileiro quebrou uma sequência de quatro perdas mensais consecutivas para registrar alta em fevereiro, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) avançou 2,2% em fevereiro, a 78%.
O dado refletiu o impacto do início da vacinação contra o coronavírus no Brasil e as perspectivas de mais auxílio emergencial para a população, informou a Fundação Getúlio Vargas (FGV) hoje (14).
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“O início da campanha de imunização contra o coronavírus no país e a possibilidade de reedição do auxílio emergencial parecem ter reduzido o desânimo do consumidor em fevereiro”, disse em nota a coordenadora das sondagens, Viviane Seda Bittencourt.
Mas ela alerta: “os níveis de confiança, no entanto, continuam baixos e a sustentação de uma tendência de alta dependerá de fatores como a velocidade da vacinação, da evolução dos números da pandemia no Brasil e, principalmente, da recuperação do mercado de trabalho“.
A FGV informou que, em fevereiro, houve melhora tanto da percepção dos consumidores sobre momento atual quanto das expectativas para os próximos meses. O Índice de Situação Atual teve alta de 1,4%, a 69,5%, enquanto o Índice de Expectativas (IE) avançou 2,7%, para leitura de 84,8%. Ainda assim, ambos seguem em um patamar desfavorável, segundo a instituição, abaixo da leitura de dezembro do ano passado. (com Reuters)
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