Nesta quinta-feira (11) a Dafiti Group, empresa de comércio eletrônico de moda, inaugurou na cidade de Extrema, em Minas Gerais, o LEAP –um novo centro de distribuição automatizado. Com investimento de R$ 320 milhões, o grupo afirma que o novo espaço é o maior da América Latina.
VEJA TAMBÉM: Microsoft fez oferta de US$ 51 bilhões pela Pinterest
Segundo a plataforma, a área possui 54 mil metros quadrados e capacidade para separar e embalar até 5.000 produtos por hora. A empresa espera reduzir o tempo de separação de 24 horas para até duas. Além disso, desenvolveu a solução AutoStore, com vantagens de flexibilidade e possibilidade de expansão, maior densidade de armazenamento e eficiência de espaço, baixo consumo de energia e maior precisão de estoque.
Em entrevista exclusiva à Forbes, Philipp Povel, CEO e cofundador do Dafiti, afirma que a ambição é que praticamente toda a operação de Dafiti Group no Brasil seja feita via LEAP, movimentando bilhões de reais por ano.
“Nossa capacidade de armazenamento, atualmente de cerca de oito milhões de produtos, trará benefícios não somente às nossas marcas, mas também servirá como suporte às nossas parceiras que podem ser encontradas em nossas plataformas Dafiti, Kanui e Tricae”, afirmou Povel.
O novo centro também promete movimentar o mercado de trabalho. Atualmente, já há cerca de 1.000 funcionários atuando no novo espaço. Mas Philipp estima ampliar o quadro com novos contratados nos próximos anos. “Vamos aumentar esse número significativamente, aliando a eficiência gerada com a automação. Atualmente estamos contratando talentos para diversas posições na unidade”, afirmou.
A tecnologia e a sustentabilidade estão inseridas no lançamento. Segundo o CEO, as operações dos centros de distribuição contam com soluções de automação focadas em melhorar a eficiência de movimentações internas dos produtos dentro da unidade. “No novo espaço, todo o processo será automatizado e operado por um software que combina inteligência artificial e análise para mapear produtos e criar rotas eficientes para os robôs realizarem a coleta”, disse Philipp.
Ao todo, são cerca de 300 robôs, que movimentam 450 mil caixas de armazenagem, em uma solução inovadora e customizada. O LEAP iniciou suas operações cuidando também do ecossistema.
“Na prática, isso significa que ele foi planejado para sustentar o crescimento de nosso negócio para os próximos anos, ser um centro logístico para nossos parceiros, maximizar a eficiência de nossos serviços –facilitando o trabalho de nossos times–, além de representar uma entrega ainda mais ágil e uma melhor experiência de compra para nossos clientes”, finalizou Povel.
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão
Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.
Tenha também a Forbes no Google Notícias.