O cofundador da Jet está liderando um esforço para eliminar o desperdício de papelão nas compras online.
Sua nova startup, Olive, está sendo lançada com centenas de marcas e varejistas, incluindo Adidas, Anthropologie, Everlane, Goop, Ray-Ban, Sam Edelman e ThirdLove, e oferecerá aos clientes a opção de ter seus pedidos online agrupados e enviados em uma sacola reutilizável. As bolsas, junto com quaisquer devoluções, serão retiradas uma vez por semana.
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A Olive foi fundada por Nate Faust, que ingressou no Walmart em 2016 depois de vender a Jet por US$ 3,3 bilhões e, em seguida, passou três anos contratando a Amazon enquanto administrava a cadeia de suprimentos e logística de e-commerce da varejista nos EUA. Ele é acompanhado na Olive por cerca de uma dúzia de outras pessoas com quem trabalhou anteriormente no Walmart, Jet ou Diapers.com. (O Walmart também está perdendo outro cofundador da Jet, Marc Lore, que anunciou no mês passado que sairá para trabalhar em um projeto separado que visa construir uma “cidade do futuro”.)
“Há todo esse desperdício criado por e-commerce e embalagens quando você recebe duas, três ou quatro caixas ao longo de um dia ou uma semana”, diz Faust sobre os bilhões de caixas de papelão que foram usadas para movimentar mais de US$ 860 bilhões em pedidos online nos EUA no ano passado, um aumento de 44% em relação ao ano anterior.
Faust teve a ideia para a empresa depois de passar 30 minutos desmontando caixas de papelão e transportando-as até o final da garagem uma noite. Ele e sua família estavam encomendando muito mais produtos online durante a pandemia, o que era conveniente, exceto que se traduzia em muito mais caixas. Ele chamou a empresa de Olive porque conota a cor verde.
Os compradores devem primeiro baixar o aplicativo da Olive ou adicionar a extensão da Olive em seu navegador de Internet, então eles podem visitar e navegar nos sites de varejo como normalmente fariam. Quando chegarem ao caixa, em vez de inserir seu próprio endereço, a Olive preencherá automaticamente o endereço de um de seus centros de distribuição. O pacote será enviado para lá e transferido para uma sacola reutilizável. Será mantido por alguns dias e combinado com quaisquer outros pedidos dos parceiros varejistas participantes e então entregue, no mínimo, uma vez por semana.
Na era do frete rápido e grátis, Faust está apostando que os consumidores estarão dispostos a esperar alguns dias a mais se isso significar se livrar de algumas das outras dores de cabeça que vêm com o comércio eletrônico. Os clientes têm a vantagem de não lidar com caixas de papelão para quebrar e reciclar, além disso, a Olive cuida das devoluções. Os compradores simplesmente colocam os itens indesejados de volta na sacola e fazem uma anotação no aplicativo. No próximo dia de entrega programado, ele será retirado e processado.
Embora Faust eventualmente queira eliminar as caixas de papelão do e-commerce completamente, integrando-se mais profundamente à cadeia de suprimentos de um varejista, ele ainda tem um longo caminho a percorrer. “Para ser transparente, isso não é algo que estamos alcançando de ponta a ponta desde o primeiro dia”, diz ele. Por enquanto, ele está apenas tirando o incômodo dos consumidores. Ele também está reduzindo o número de caixas usadas para devoluções, além de reduzir teoricamente as emissões ao consolidar os pedidos em menos entregas.
A Olive está começando com varejistas de moda e acessórios, em grande parte porque os clientes não receberam promessas e, portanto, não esperam o envio de dois dias quando eles pedem um novo suéter, por exemplo. O mesmo não pode ser dito para itens essenciais facilmente disponíveis na Amazon.
A Olive oferecerá o serviço aos consumidores e varejistas gratuitamente, mas fará um corte em cada venda, normalmente em torno de 10%. A fim de cobrir seus próprios custos, ele precisará agrupar os pedidos. A estimativa de equilíbrio atual é de cerca de 1,5 pacote para cada entrega, diz Faust, o que é ajudado pelo alto valor médio dos pedidos em seus parceiros de varejo. A empresa de 13 funcionários levantou um montante não divulgado de financiamento em setembro.
O serviço estará inicialmente disponível para um terço da população, principalmente aqueles nas costas oeste e leste que estão localizados perto de seus centros de distribuição no norte de Nova Jersey e outro no sul da Califórnia. Ela planeja, eventualmente, abrir vários locais adicionais.
“Nossa missão é criar uma cadeia de suprimentos mais sustentável para o e-commerce. E uma experiência de entrega e devolução incrivelmente conveniente ”, diz Faust.
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