Um frenesi de negociações impulsionado pelas mídias sociais se dissipou hoje (3) quando Janet Yellen, secretária do Tesouro dos EUA, convocou uma reunião com reguladores que pode resultar em regras mais rígidas para o mercado de fundos de cobertura, pequenos investidores e corretores de ações.
O chefe da Securities and Exchange Commission (SEC, o regulador do mercado de capitais nos EUA) se reunirá com Yellen e os titulares do Federal Reserve e da Commodity Futures Trading Commission, possivelmente amanhã (4), afirmou um funcionário do Tesouro à Reuters. Yellen pediu para discutir a volatilidade recente e se as negociações têm sido consistente com mercados justos e eficientes.
LEIA MAIS: Tudo sobre finanças e o mercado de ações
Não ficou claro se uma reunião poderia resultar em ações concretas, mas os especialistas esperam que o foco também recaia sobre o papel (cada vez maior) desempenhado por empresas não bancárias, como os fundos de cobertura, nos mercados financeiros.
“O desenrolar é óbvio”, disse Oriano Lizza, trader de vendas premium da corretora CMC Markets em Cingapura. Mesmo assim, ele acrescentou que seria fácil para pequenos investidores ágeis se reagruparem e buscarem novas empresas. “Acho que do ponto de vista regulatório, a preocupação é que eles possam continuar fazendo isso”, concluiu.
A compra em massa por investidores de varejo nas últimas duas semanas desencadeou fortes oscilações nas ações de empresas que grandes gestores de fundos norte-americanos apostavam contra, como a varejista de videogames GameStop e a operadora de cinema AMC Entertainment.
As ações da GameStop listadas nos EUA, que chegaram a US$ 483 cada na semana passada, alimentadas por publicações no WallStreetBets, no Reddit, desabaram nesta semana para US$ 90 com aplicativos de corretores sem tarifas, incluindo Robinhood, que adotou restrições de compra. (com Reuters)
Siga FORBES Brasil nas redes sociais:
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão
Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.
Tenha também a Forbes no Google Notícias.