Em apenas dois dias de 2020, Alfred Lin desfrutou de duas das dez maiores saídas de capital de todos os tempos entre as empresas de tecnologia dos Estados Unidos. Em 9 de dezembro, o serviço delivery de refeições DoorDash abriu seu capital na Bolsa de Valores de Nova York, terminando o dia com uma capitalização de mercado de US$ 60 bilhões. No dia seguinte, a líder de aluguel de residências Airbnb listou-se na Nasdaq, marcando uma capitalização de mercado de US$ 79 bilhões. Só esses dois resultados geraram mais de US$ 21 bilhões de ganho de capital para Lin e sua empresa de venture capital, a Sequoia.
As duas operações foram, em grande parte, o motivo pelo qual o cidadão da Bay Area (San Francisco) saltou da posição de nº 32 para o nº 1 na Lista Midas 2021 da Forbes, que traz os maiores investidores do mundo.
Lin, que entrou na Sequoia em 2010, diz que vê seu trabalho como “amortecedor” e “parceiro de treino”. “Os empreendedores que apoiamos sonham muito com o mundo que desejam construir e também permanecem ancorados em suas realidades. Esses dois mundos são muito diferentes”, diz ele. “Então você precisa ter um plano que conecte esses dois planetas distintos.”
A especialidade de Lin é ajudar a construir empresas da forma como fez na Zappos, onde foi presidente e diretor de operações por um tempo. Ele e seu colega de Harvard, o falecido Tony Hsieh, venderam sua primeira startup, a LinkExchange, para a Microsoft em 1998 por US$ 265 milhões e depositaram parte dos lucros em uma “incubadora” chamada Venture Frogs, que apostou cedo na Zappos. Eventualmente, isso se tornou quase todo o seu foco, até que venderam o varejista de calçados para a Amazon em 2009. Um ano depois, Lin juntou-se à Sequoia, que recentemente assinou vários cheques para a empresa em estágio inicial AirBed and Breakfasts, de Brian Chesky.
Quando a pandemia começou e os negócios do Airbnb enfrentaram o “abismo” em março de 2020, Lin se voltou para o trabalho em estreita colaboração com Chesky e o resto do conselho do Airbnb em reuniões de emergência aos finais de semana via Zoom para cortar custos, demitir funcionários, quitar dívidas para cobrir reembolsos e impulsionar os negócios para se concentrar no trabalho em qualquer lugar e em viagens domésticas. Chesky, diz Lin, estava empenhado em cumprir o desafio como um herói, não um vilão, apesar das escolhas difíceis. “Eu digo aos empreendedores, você nunca é tão bom ou tão ruim quanto parece’”, diz Lin. Esse “parecer” pode ter significados diferentes para a imprensa, na avaliação de uma startup ou o que os acionistas pensam. “Você precisa se olhar no espelho e decidir se acha que fez tudo o que podia.”
Da mesma forma, Lin ajudou Tony Xu, da DoorDash, a quem ele apoiou em uma rodada da Série A em 2014. Nos primeiros anos da startup de delivery de refeições, Xu e seus cofundadores procuraram Lin para obter experiência em como escalar o modelo de negócio mesmo diante de um orçamento apertado. Embora a DoorDash tenha levantado mais de US$ 2 bilhões antes mesmo do IPO, a empresa não gastou nenhum dinheiro em marketing nos primeiros anos. O sucesso da Zappos em transformar o atendimento ao cliente em um ponto de venda inspirou a equipe do DoorDash a crescer organicamente entre seus contratantes de entrega e restaurantes.
“Ele realmente definiu muito cedo para nós quais metas seriam importantes”, diz Xu. “Ele meio que definiu o ‘o quê’ e o norte conosco. E isso nos permitiu desenvolver muita disciplina desde o estágio inicial.”
O serviço de delivery da DoorDash finalmente floresceu durante a pandemia, mas a empresa ainda enfrentava sua própria crise existencial, enquanto Xu e os investidores se perguntavam como a própria indústria de restaurantes sobreviveria. Lin estava disponível quando necessário, enquanto a DoorDash assegurava equipamentos de segurança para seus entregadores, cortava comissões e preparava refeições gratuitas para trabalhadores essenciais durante a pandemia”, diz Xu.
“É útil ter um parceiro de apoio quando as coisas estão estressantes”, acrescenta Xu. “Então, quando as coisas estão menos estressantes, eles vão desafiar você. . . . Alfred sabe quando equilibrar esses dois lados dele. ”
Ofertas públicas estavam fora de cogitação há um ano, diz Lin. Mas o Airbnb e o DoorDash alcançaram esses marcos de qualquer maneira, pois as taxas de juros permaneceram baixas e o dinheiro continuou fluindo para o mercado de capitais.
No futuro, Chesky e Xu podem não precisar tanto da ajuda de investidores novamente. Ainda assim, ele tem muitas outras startups para apoiar, incluindo o aplicativo de mídia social Reddit, o site de reforma de casas Houzz e o marketplace Faire.
Com o unicórnio de US$ 2,5 bilhões de valor de mercado, Max Rhodes, CEO do Faire, diz que Lin compartilha lições sobre como construir um mercado e cultura corporativa não apenas da Zappos agora, mas também da Airbnb e do DoorDash.
“Ele não apenas entrega a cartilha, ele realmente orienta você através dos primeiros princípios”, diz Rhodes. “É aí que a mente analítica combinada com as experiências é realmente poderosa.”
O próprio Lin diz que fica mais feliz em ouvir os fundadores compartilharem suas grandes visões: “é encantador”, diz ele, que prova ser um dos melhores investidores do mundo quando encontra pedras no meio do caminho. “Acho mesmo que estes tempos difíceis são divertidos”, admite o investidor. “Não porque eu seja um masoquista, mas acho que você não sabe se construiu algo de valor duradouro até ser testado.”
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