Os bancos do mundo inteiro desempenharam um papel crucial ao manter a economia global em movimento durante a pandemia de Covid-19. Os credores conseguiram manter o fluxo de crédito para empresas e famílias. Eles levantaram capital de emergência para pequenas empresas, estenderam os prazos de pagamento para grandes corporações e originaram e refinanciaram empréstimos imobiliários.
À medida que os cidadãos são vacinados e a economia global mostra sinais de recuperação, as instituições financeiras serão a ponte para um boom econômico que pode durar anos. Antecipando-se à retomada do crescimento em todo o mundo, as taxas de juros já começaram a subir, reforçando os resultados financeiros dos grandes credores.
LEIA MAIS: Os 25 maiores bilionários do mundo em 2021
A mudança digital foi acelerada durante a pandemia e o setor bancário presenciou um grande impacto. Como nunca antes, os clientes passaram a confiar nos recursos dos bancos online, nas tecnologias de pagamento digital e nos serviços financeiros que podem ser gerenciados por smartphones. Oferecer um banco digital, além de qualquer serviço na agência, agora é uma questão de sobrevivência. À medida que o setor bancário se torna digital, os grandes bancos tradicionais ficam vulneráveis a startups de rápido crescimento com baixos custos operacionais e infraestrutura moderna.
Pelo terceiro ano consecutivo, a Forbes fez uma parceria com a empresa de pesquisa de mercado Statista para produzir a lista dos Melhores Bancos do Mundo. Em vez de avaliar os balanços e declarações de lucros e perdas, como a Forbes faz em sua classificação dos 100 maiores bancos norte-americanos de capital aberto publicada anualmente, a Statista pesquisou mais de 43 mil clientes em todo o mundo para colher opiniões sobre seus relacionamentos bancários atuais e anteriores. Os bancos foram avaliados quanto à satisfação geral dos clientes e atributos como confiança, taxas, serviços digitais e consultoria financeira.
Confira, a seguir, os melhores bancos dos países pertencentes ao G10:
Alemanha
Total de bancos na lista: 40
1º lugar: Sparda-Bank Hessen
Sede: Frankfurt
Bélgica
Total de bancos na lista: 10
1º lugar: Argenta
Sede: Antuérpia
Canadá
Total de bancos na lista: 15
1º lugar: Equitable Group
Sede: Toronto
Estados Unidos
Total de bancos na lista: 75
1º lugar: Great Southern Bank
Sede: Missouri
França
Total de bancos na lista: 15
1º lugar: Boursorama Banque
Sede: Boulogne-Billancourt
Itália
Total de bancos na lista: 30
1º lugar: N26
Sede: Berlim
Japão
Total de bancos na lista: 50
1º lugar: Sbi Sumishin Net Bank
Sede: Tóquio
Holanda
Total de bancos na lista: 5
1º lugar: Triodos Bank
Sede: Zeist
Reino Unido
Total de bancos na lista: 20
1º lugar: First Direct
Sede: Leeds (Inglaterra)
Suíça
Total de bancos na lista: 19
1º lugar: St. Galler Kantonalbank
Sede: St. Galler
- A lista não traz representantes da Suécia.
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão
Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.
Tenha também a Forbes no Google Notícias.