A população vê o atual aumento da inflação nos Estados Unidos como um fenômeno transitório, afirmou a assessora econômica da Casa Branca, Cecilia Rouse, hoje (14).
Falando a repórteres na Casa Branca, Rouse disse que um descompasso entre a oferta e a demanda devido à pandemia e à recuperação econômica tem impulsionado a inflação, mas que o descompasso deve ser temporário.
LEIA TAMBÉM: Piora no cenário fiscal alteraria política monetária e juro neutro, diz Campos Neto
“Espero que tudo se resolva nos próximos meses”, disse ela.
Embora a maioria das autoridades do Fed (Federal Reserve) também enxerguem o movimento como transitório, o presidente do Fed de Dallas, Robert Kaplan, levantou hoje (14) a possibilidade do aumento da inflação norte-americana ser preocupante.
“O que você não sabe é, dependendo de quanto tempo isso prossiga, se isso começa a ficar embutido nas expectativas de inflação, e você se preocupa que as expectativas de inflação comecem a ficar mais elevadas, e então você as está elevando para um nível que não é consistente em ancorá-las a 2%”, disse Kaplan à Austin McCombs School of Business, na Universidade do Texas. “Essa é a parte que me preocupa – isso é um risco para mim.” (Com Reuters)
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão
Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.
Tenha também a Forbes no Google Notícias.