O poderoso ex-secretário de Defesa dos Estados Unidos Donald Rumsfeld, que foi o principal arquiteto da guerra do Iraque até que o presidente George W. Bush o substituiu quando os Estados Unidos se viram em impasse após três anos e meio de conflito, morreu aos 88 anos, anunciou a família em comunicado hoje (30).
“É com profunda tristeza que compartilhamos a notícia do falecimento de Donald Rumsfeld, um estadista americano e devotado marido, pai, avô e bisavô”, disse o comunicado. “Aos 88 anos, ele estava cercado pela família em sua amada Taos, no Novo México.”
LEIA MAIS: EUA aprovam uso emergencial de remédio da Roche para casos graves de Covid-19
A nota não informou quando Rumsfeld morreu.
Rumsfeld, um dos homens mais poderosos a ocupar o cargo, levou carisma e um estilo bombástico ao Pentágono, projetando a abordagem vigorosa do governo Bush para os assuntos mundiais.
Com Rumsfeld no comando, as forças dos EUA rapidamente derrubaram o presidente iraquiano Saddam Hussein, mas não conseguiram manter a lei e a ordem depois disso, e o Iraque mergulhou no caos com uma insurgência sangrenta e violência entre muçulmanos sunitas e xiitas. As tropas dos EUA permaneceram no Iraque até 2011, muito depois de ele deixar seu posto.
Rumsfeld desempenhou um papel importante antes da guerra, defendendo ao mundo a invasão de março de 2003. Ele alertou sobre os perigos das armas de destruição em massa do Iraque, mas nenhuma dessas armas foi descoberta. (Com Reuters)
Siga FORBES Brasil nas redes sociais:
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão
Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.
Tenha também a Forbes no Google Notícias.