O casal responsável pela Nayuki, rede chinesa de bubble tea (mistura de chá com suco de frutas, leite ou iogurte), está prestes a se tornar bilionário com a abertura de capital da empresa em Hong Kong. Peng Xin e Zhao Lin, que cofundaram a rede de bebidas em Shenzhen, em 2014, terão cada um uma fortuna de pelo menos US$ 1,1 bilhão após a venda de suas participações na Nayuki.
A empresa planeja captar até US$ 656 milhões com a venda de 257,3 milhões de ações, de acordo com seu prospecto. A demanda do varejo foi 190 vezes maior do que a oferta, que também atraiu gigantes como a UBS Asset Management, China Southern Asset Management e GF Fund Management.
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A Nayuki, também conhecida como Naixue’s Tea em chinês, planeja usar os recursos para aprimorar a sua cadeia de suprimentos e abrir mais de 600 lojas físicas na China até o próximo ano. A startup tem aproveitado o aumento da demanda de jovens consumidores que procuram bebidas inovadoras à base de chá. Seus produtos costumam misturar o chá tradicional com ingredientes como frutas frescas e queijos na cobertura. A empresa também comercializa produtos como pães, bolos e outras sobremesas.
Embora a rede tenha fechado temporariamente suas quase 500 lojas na China no ano passado em função da pandemia, Peng e Zhao ainda conseguiram gerar US$ 445 milhões em vendas, um salto de 25% em relação ao ano anterior. Já o prejuízo líquido da Nayuki aumentou significativamente para US$ 31,5 milhões em 2020, de US$ 6,2 milhões em 2019. A empresa atribuiu o resultado às quarentenas, bem como a mudanças de mercado com operações de créditos e garantias.
O casal se conheceu em um jantar em 2013. Eles se casaram em três meses e, no ano seguinte, abriram a primeira loja da Nayuki em Shenzhen, considerado o centro de tecnologia da China. Agora, Peng é responsável pelo marketing e desenvolvimento de produtos, enquanto Zhao supervisiona o gerenciamento e as estratégias dos negócios no exterior.
A Nayuki tem lançado novas bebidas semanalmente desde 2018, de acordo com o prospecto do IPO, demonstrando um rápido ritmo de inovação que ajuda a empresa a atrair mais consumidores no mercado de chá altamente competitivo da China. Suas lojas, que têm em média de 180 m² a 350 m², podem ser encontradas nas principais cidades chinesas. Os clientes podem sentar, relaxar e comprar os produtos mais vendidos da marca, que custam em média US$ 4,00. O valor coloca a empresa diretamente no segmento premium do mercado chinês, tendo em vista que um bubble tea é vendido por cerca de US$ 1,60 na China.
A Nayuki detém 18,9% do mercado premium de casas de chá da China, que deve quadruplicar para US$ 9,7 bilhões em vendas até 2025. A Hey Tea, uma rede com sede também em Shenzhen e liderada pelo empresário local Neo Nie, é considerada a principal concorrente da Nayuki.
“Em suma, embora a Nayuki não seja a líder do setor, consegue manter a sua posição em uma indústria altamente competitiva”, escreve Zhen Zhou Toh, analista da Aequitas Research. “O fato dela ter sido capaz de ser a única marca a conseguir uma participação de mercado substancial ao lado da Hey Tea é um esforço louvável.”
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