Nascido em Antuérpia (Bélgica), dia 26 de abril de 1936, Henri Armand Slezynger atravessou o Atlântico com 3 anos de idade e virou cidadão brasileiro, realizando os estudos primários e secundários no Rio de Janeiro. O mergulho na engenharia química (Bachelor of Science e Master of Science) aconteceu no Massachusetts Institute of Technology (MIT). Aos 30 anos fundou a Unigel, companhia que em abril completou 55 anos como uma das maiores petroquímicas do país. A receita bruta estimada para 2021 é de US$ 1,4 bilhão. Hoje a companhia está presente em São Paulo, Bahia e Sergipe, além da forte atuação no México. Ao todo, são 1.600 funcionários.
A Unigel fornece insumos essenciais para a fabricação de itens finais nos mercados de eletrodomésticos e eletrônicos, automotivo, tintas e revestimentos, construção civil, papel e celulose, embalagens, saúde e beleza, têxtil, mineração e agricultura. Os pilares estratégicos são a sustentabilidade e a inovação, com o intuito de desenvolver tecnologias e produtos que visam o bem-estar econômico, social e ambiental. Em maio, a companhia iniciou a produção de fertilizantes nitrogenados em Sergipe e se tornou o maior produtor de ureia no país. A seguir, trechos da entrevista com o fundador de 85 anos.
LEIA MAIS: Como nanocristais da palha de cana-de-açúcar podem ajudar a indústria petroquímica
Forbes: O que o levou para a engenharia química?
Henri Armand Slezynger: Gosto da engenharia química porque é uma área muito criativa para aplicação da química teórica a produtos importantes e inovadores, que melhoram a vida.
F: Por que decidiu seguir carreira no Brasil?
HAS: Após trabalhar 12 anos na Pfizer, preferi ficar no Brasil e fundar com um amigo químico argentino, Edgardo Menghini, a Proquigel para produzir resinas acrílicas para lanternas de automóveis de desenvolvimento próprio e posteriormente também resinas de poliestireno.
F: Como a pandemia impactou a produção da Unigel?
HAS: A pandemia nos pegou no primeiro semestre de 2020, mas nos recuperamos otimamente no segundo, e o ano de 2020 foi igual ao de 2019.
F: Qual é a expectativa em relação aos resultados de 2021?
HAS: Crescemos de 100 t/a [tonelada por ano]em 1966 para 3.400.000 t/a em 2021. O ano de 2021 está sendo o melhor da nossa história. Em quatro meses, já igualamos 2020.
F: Como foi (e está sendo) a atuação da companhia no âmbito social e de solidariedade?
HAS: A Unigel é muito ativa nas comunidades onde atua. Em Candeias, na Bahia, implantamos há cerca de 20 anos uma escola do maternal ao fundamental que hoje tem mil alunos. O município nos confiou a gestão de uma escola técnica, com 500 alunos, que reconstruímos e aparelhamos, com curso químico. Damos estágios a todos os formandos e oferecemos contratações aos mais destacados. Já recebemos a Medalha de Mérito Social do Governo da Bahia, por ações sociais.
Reportagem publicada na edição 87, lançada em maio de 2021.
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão
Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.
Tenha também a Forbes no Google Notícias.