O FMI (Fundo Monetário Internacional) elevou acentuadamente hoje (1) sua projeção de crescimento para a economia dos Estados Unidos em 2021, para 7,0%, de uma previsão de 4,6% divulgada em abril, devido ao apoio fiscal e monetário sem precedentes.
O FMI, em sua avaliação anual do “Artigo IV” das políticas econômicas dos EUA, disse que a nova previsão representa o ritmo de crescimento mais rápido em uma geração para os Estados Unidos. O Fundo aumentou sua previsão de crescimento do PIB dos EUA em 2022 para 4,9%, acima do prognóstico anterior de 3,5%, divulgado em abril.
LEIA MAIS: G7 cogita alocar US$ 100 bilhões do FMI para nações atingidas pela Covid
As novas previsões pressupõem que o Congresso dos EUA aprovará neste ano os planos de infraestrutura, gastos sociais e fiscais do governo Biden em tamanho e composição semelhantes aos de suas propostas originais, disse o FMI.
“Os indicadores sugerem que continua a haver uma significativa folga no mercado de trabalho, o que deve servir como uma válvula de escape para amortecer pressões subjacentes de salários e preços”, disse o FMI em seu comunicado de revisão.
O Fundo acrescentou esperar que as expectativas de inflação dos EUA permaneçam bem ancoradas, mas estas “serão obscurecidas nos próximos meses por movimentos transitórios significativos nos preços relativos”, o que poderia fazer com que a inflação das despesas de consumo pessoal (medida pelo índice PCE, o preferido do Fed) atingisse um pico temporariamente próximo de 4% ainda neste ano. (Com Reuters)
Siga FORBES Brasil nas redes sociais:
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão
Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.
Tenha também a Forbes no Google Notícias.