Os consórcios liderados pela PetroRio (PRIO3) foram escolhidos para começar as negociações exclusivas dos termos finais para a compra dos campos de Albacora e Albacora Leste, da Petrobras (PETR3;PETR4), informaram as empresas nesta sexta-feira, o que fez disparar as ações da petroleira privada.
As empresas disseram ainda que, a depender dos termos dos contratos negociados, poderá haver uma rodada final de ofertas pelos ativos na Bacia de Campos –pela sistemática da Petrobras, aqueles consórcios não escolhidos poderiam ter oportunidade de participar.
“A celebração da transação dependerá do resultado das negociações, bem como das aprovações corporativas necessárias”, disse a Petrobras.
A empresa comentou que as etapas subsequentes do projeto serão divulgadas de acordo com a Sistemática de Desinvestimentos da companhia.
A notícia fez disparar as ações da PetroRio. Por volta de 15h50, os papéis subiam 19,20%, a R$ 27,88, maior alta do Ibovespa, que avançava 1,46%. Na máxima do dia, saltaram 23,39%.
Anteriormente, a Reuters informou que a PetroRio participa em consórcio com a Cobra, subsidiária da francesa Vinci.
Segundo o analista do Credit Suisse, Regis Cardoso, a notícia é positiva para a PetroRio.
“Albacora e Albacora Leste são ativos importantes, com mais que o dobro da produção da PetroRio”, disse o banco, lembrando que notícia anterior do Brasil Energia indicou que a oferta pelos dois campos poderia somar cerca de 4 bilhões de dólares.