A economia do Japão se contraiu muito mais do que o esperado no terceiro trimestre, quando interrupções no fornecimento global atingiram as exportações e os gastos empresariais enquanto novos casos de Covid-19 azedaram o ânimo do consumidor, minando esforços para estimular um ciclo de crescimento virtuoso.
Embora muitos analistas esperem que a terceira maior economia do mundo se recupere neste trimestre, à medida que as contaminações pelo vírus diminuem, o agravamento dos gargalos de produção global representa riscos crescentes para o Japão, cuja economia é dependente das exportações.
Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram
A economia encolheu 3% em dado anualizado em julho-setembro, após um ganho revisado de 1,5% no segundo trimestre, mostraram dados preliminares do Produto Interno Bruto (PIB) nesta segunda-feira, muito pior do que a previsão média do mercado de uma contração de 0,8%.
O fraco PIB contrasta com leituras mais promissoras de outros países avançados, como os Estados Unidos, onde a economia cresceu 2% no terceiro trimestre com a forte demanda reprimida.
Na comparação com o trimestre anterior, o PIB do Japão caiu 0,8%, ante previsões do mercado de um declínio de 0,2%.