Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Forbes Money / Ibovespa abre em queda após decisões de bancos centrais

Ibovespa abre em queda após decisões de bancos centrais

Dólar sobe com temores sobre a variante ômicron do coronavírus

Vitória Fernandes
17/12/2021 Atualizado há 3 anos

Acessibilidade

O Ibovespa opera em queda de 0,52% na abertura do pregão de hoje (17), a 107.766 pontos perto das 10h10, horário de Brasília. Com a última semana completa de negociações de 2021 chegando ao fim, os investidores, tanto no cenário interno, quanto no externo, seguem atentos às novas decisões monetárias para tentar conter a inflação e suas repercussões no mercado.

O dólar registrava alta de 0,55% ante o real nesta manhã, com investidores de todo o mundo reduzindo exposição a risco em meio a temores sobre a variante Ômicron do coronavírus. A moeda era negociada a R$ 5,7115.

Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram

No Brasil, com a proximidade do fim do ano, o calendário começa a ficar mais vazio.

Assim, os participantes do mercado seguem atentos a fluxos sazonais de saída de recursos do país –à medida que empresas fazem pagamentos de juros e dividendos–, que poderiam fazer o Banco Central voltar a fornecer liquidez aos mercados com leilões extraordinários.

O Ibovespa ainda tenta fechar o ano no positivo, o que demandaria uma alta de 7% no índice nas próximas duas semanas.

Mercados internacionais

Nos Estados Unidos, as ações de tecnologia, que sofrem com a perspectiva de alta dos juros, seguem puxando os índices para baixo. As taxas maiores interferem no fluxo de caixa, o que leva as companhias a serem negociadas com desconto.

“Com menos dinheiro disponível, uma das principais perdas acaba sendo nas ações mais novas e focadas em tecnologia. Essas medidas contracionistas vieram de diferentes bancos centrais, mas as mais recentes foram o Banco da Inglaterra, que está aumentando a taxa de juros pela primeira vez desde o começo da pandemia”, avalia Pietra Guerra, especialista de ações da Clear Corretora, sobre o movimento mundial.

Na Ásia, um índice das principais ações da China caiu nesta sexta-feira, registrando sua maior perda semanal em três meses, com investidores locais e estrangeiros preocupados com restrições regulatórias dos EUA e da China e com um ressurgimento global dos casos de Covid-19.

O índice de blue-chips CSI300 caiu 1,59%. Ele perdeu 1,99% na semana, sua maior queda semanal desde meados de setembro.

Por lá, o Hang Seng, de Hong Kong, desvalorizou 1,20%; e o BSE Sensex, de Mumbai, fechou o dia em queda de 1,54%. Já na China continental, o índice Shanghai perdeu 1,16%; e no Japão, o índice Nikkei recuou -1,79%.

Na Europa, a inflação na zona do euro bateu em novembro sua taxa mais alta já registrada, informou o escritório de estatísticas da União Europeia (UE), Eurostat, com mais da metade do aumento devido à alta nos preços da energia.

O Eurostat disse que a inflação nos 19 países que compartilham o euro subiu para 4,9%, um aumento anual em linha com uma estimativa anterior da Eurostat. Mês a mês, a alta foi revisada para baixo, para 0,4%, de taxa de 0,5% divulgada anteriormente.

O Stoxx 600 perdia 0,94%; na Alemanha, o DAX cai 0,93%; o CAC 40 em queda de 1,20% na França; na Itália, o FTSE MIB cai 1,42%; enquanto o FTSE 100 tem valorização de 0,09% no Reino Unido.

Siga o canal da Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias de economia e mercado financeiro.

Tópicos

  • ações
  • empresas
  • FORBES
  • Ibovespa
  • internacional
  • mercados
  • política

As mais lidas agora

  • O gaslighting muitas vezes tem raízes na desigualdade e em estereótipos de gênero usados para manipular a realidade da vítima
    Carreira

    Como Identificar se Você Está Sofrendo Gaslighting – do Trabalho À Vida Amorosa

  • Rolex
    Forbes MKT

    Como a Rolex Domina o Mercado de Luxo por mais de 100 anos?

  • Trecho da interpretação de Isabela Merced como Dina
    Forbes Tech

    Isabela Merced É a Grande Revelação da Segunda Temporada de The Last Of Us

  • Colunas

    O Novo Glamour: Chanel Desfila Cruise 2025 no Lago de Como

Últimas Notícias

  • GOL

    GOL Vai Propor a Acionistas Aumento de Capital de até R$19,25 Bilhões

  • IPCA

    Alta do IPCA Desacelera em Abril, Mas Alimentos e Saúde Pesam

  • Porto

    Porto Vê Lucro Líquido Crescer 28% no 1º Trimestre e Efeito Macro Mais Benigno do Que o Mercado Esperava

  • Foto de um trecho de Thunderbolts, novo filme da Marvel

    Relatório Explica Por Que a Marvel Tem Decepcionado Desde “Vingadores: Ultimato”

  • 1 em Cada 4 Cervejas da Quilmes no Mundo Tem Cevada e Malte Plantados em Buenos Aires

  • Foto do Papa Leão XVI

    O Que o Nome “Leão XIV” Diz sobre o Novo Papa?

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.