A atividade industrial da China cresceu no ritmo mais rápido em seis meses em dezembro, impulsionada por saltos de produção e alívio das pressões de preços, mas um mercado de trabalho e a confiança empresarial mais fracos trouxeram incerteza, mostrou nesta terça-feira uma pesquisa privada.
O Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) do Caixin/Markit subiu a 50,9 em dezembro, nível mais alto desde junho. Economistas em pesquisa da Reuters esperavam alta a 50,0, a marca que separa crescimento de contração, após leitura de 49,9 em novembro.
Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram
A relativa força do PMI do Caixin coincide com uma pesquisa oficial divulgada na sexta-feira (31), que mostrou que a atividade industrial da China cresceu.
A produção industrial aumentou no ritmo mais rápido em um ano, mostrou a pesquisa privada, ajudada pelo alívio nas pressões de preços. Uma medida dos preços de insumos caiu para a mínima desde maio de 2020.
O aumento dos preços de matérias-primas, que pesou sobre o setor, mostrou alívio recentemente em meio a esforços do governo para aumentar a oferta e estabilizar os preços.
Mas a pesquisa também apontou queda nas novas encomendas de exportação, embora a um ritmo mais lento, e uma medida de emprego continuou a contrair , atingindo o menor patamar desde fevereiro.