Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Forbes Money / Ibovespa fecha em leve queda após sessão volátil com influência externa

Ibovespa fecha em leve queda após sessão volátil com influência externa

O dólar fechou em queda de 0,14%, renovando seu menor patamar de fechamento em quase dois meses

Isabella Velleda
13/01/2022 Atualizado há 3 anos

Acessibilidade

O Ibovespa fechou hoje (13) em leve queda de 0,15%, a 105.529 pontos, em uma sessão marcada pela volatilidade. A principal influência positiva foi a Petrobras (PETR3 e PETR4), cujos papéis subiram 2,42% e 2,02%, na esteira do avanço dos preços do petróleo no exterior, enquanto a Vale (VALE3) pesou na outra ponta, com queda de 1,52%.

Segundo dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o volume de serviços prestados no Brasil cresceu mais do que o esperado em novembro, apesar do salto da inflação no final de 2021. O avanço foi de 2,4% na comparação com outubro, interrompendo dois meses seguidos de perdas.

Porém, isso não foi suficiente para sustentar o otimismo entre os investidores. “Sempre apontamos que o maior risco para o ano corrente é o fiscal. E, mesmo tendo observado melhora em alguns dados, o mercado não reagiu positivamente porque os anos eleitorais são perigosos do ponto de vista fiscal”, diz João Beck, economista e sócio da BRA.

Outra notícia de destaque hoje foi o decreto editado pelo presidente Jair Bolsonaro que, na prática, submete as decisões do Ministério da Economia sobre o Orçamento à autorização prévia da Casa Civil.

Os destaques positivos da sessão incluíram os papéis do Marfrig (MRFG3), PetroRio (PRIO3) e Minerva (BEEF3), que registraram avanços de 5,18%, 3,09% e 3,06%, respectivamente.

Em Wall Street, os índices também encerraram o dia em queda. O Dow Jones cedeu 0,49%, a 36.113 pontos; o S&P 500 caiu 1,42%, a 4.659 pontos; e o Nasdaq perdeu 2,51%, a 14.806 pontos.

Nos Estados Unidos, o foco da sessão foi o discurso de Lael Brainard, diretora do Federal Reserve, banco central norte-americano, em dia de confirmação de sua vice-presidência. Ela afirmou que a autoridade monetária trará “a inflação para baixo o mais rápido que pudermos, mas levando em conta o crescimento da economia.”

O Dow Jones registrou alta durante boa parte do dia, beneficiado pelo dado de inflação ao produtor nos Estados Unidos, que veio pouco abaixo do esperado em dezembro, reduzindo preocupações de um ritmo mais rápido de alta de juros no país.

“Além da oscilação da Bolsa de Nova York, um dos principais drivers do mercado esteve ligado ao risco imposto pela nova variante Ômicron da Covid-19 e seus possíveis efeitos na atividade econômica. Mesmo que as informações mostrem que se trata de uma cepa mais gerenciável, alguns países na Europa e na Ásia tiveram que retomar restrições”, diz Eduardo Teles, especialista de renda variável da Blue3.

O dólar fechou em queda de 0,14%, negociado a R$ 5,5279 na venda, renovando seu menor patamar de fechamento em quase dois meses. Os debates sobre os próximos passos da política monetária nos Estados Unidos foram o principal fator na queda da divisa. (Com Reuters)

Siga o canal da Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias de economia e mercado financeiro.

Tópicos

  • dólar
  • Federal Reserve
  • Ibovespa
  • Wall Street

As mais lidas agora

  • O gaslighting muitas vezes tem raízes na desigualdade e em estereótipos de gênero usados para manipular a realidade da vítima
    Carreira

    Como Identificar se Você Está Sofrendo Gaslighting – do Trabalho À Vida Amorosa

  • Rolex
    Forbes MKT

    Como a Rolex Domina o Mercado de Luxo por mais de 100 anos?

  • Trecho da interpretação de Isabela Merced como Dina
    Forbes Tech

    Isabela Merced É a Grande Revelação da Segunda Temporada de The Last Of Us

  • Forbes Saúde

    Duas Red Flags que Você Não Deve Ignorar no Início de um Relacionamento

Últimas Notícias

  • Brasil Negocia com China Construção de Ferrovia para Interligar Costa do Peru À Bahia, Diz Tebet

  • Café

    Preço do Café Moído Tem Maior Alta desde o Plano Real

  • Getty Images

    Endeavor Lança Estudo Inédito sobre a Diáspora de Empreendedores Brasileiros no Exterior

  • Embrapa Gera Lucro Social de R$ 107,24 Bilhões em 2024

  • Calor Atinge Safra de Trigo da China e País Recorre Ao Cereal Canadense e Australiano

  • Julia Queiroz Primo: a Executiva Brasileira Que Está Revolucionando o Mercado Global de Seguros

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.