O Ibovespa opera em alta de 0,93%, a 101.945 pontos, às 13h59 de hoje (6), apoiado pelo desempenho da Vale (VALE3) e da Petrobras (PETR3 e PETR4), que sobem 2,70%, 1,18% e 0,68%, respectivamente. Os papéis acompanham o avanço do preço das commodities no exterior.
Nesta manhã, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) informou que a produção industrial brasileira teve queda de 0,2% em novembro. Esse foi o sexto resultado negativo seguido, e mostra um setor ainda buscando se recuperar das disrupções na cadeia de oferta global e da falta de matéria-prima.
Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram
“O resultado negativo reforça a visão de que o PIB não deve crescer no quarto trimestre. Apesar de uma melhora marginal nos gargalos da cadeia de suprimentos, a desaceleração da demanda e a alta no juro básico devem continuar mantendo a indústria fragilizada nos próximos meses” disse João Leal, economista da Rio Bravo.
Em Wall Street, os índices operam sem direção definida. Às 13h59, o Dow Jones caía 0,21% a 36.332 pontos; o S&P 500 subia 0,21% a 4.710 pontos; e o Nasdaq avançava 0,39% a 15.158 pontos.
O Dow Jones caiu de uma máxima recorde intradiária, depois que a ata da última reunião do Federal Reserve, banco central norte-americano, sinalizou a possibilidade de altas de juros e retirada de estímulo mais cedo do que o esperado para conter a inflação.
Até agora nesta semana, os participantes do mercado têm deixado de lado as ações de crescimento de alta tecnologia para focar em setores cíclicos, como industriais, energia e materiais, que se beneficiarão melhor de um ambiente de juros altos.
Às 13h59 de Brasília, o dólar era negociado em queda de 0,23%, a R$ 5,7030 na venda, em movimento de ajuste após a alta de ontem. (Com Reuters)