Paula Rabelo Souza, diretora de produto e crescimento do iFood Benefícios, e Maria Costa, diretora gerente da Givex na América Latina, se juntaram na NRF Big Show 2022, a maior feira de varejo do mundo, para falar sobre o crescimento do iFood Card no Brasil. Segundo as empresárias, é preciso resiliência para investir no país.
A conversa ocorreu durante o painel “Como o sucesso do iFood Card moldou o mercado brasileiro por meio da tecnologia e inovação”, na manhã de hoje (19).
O iFood Card é um cartão de benefícios que pode ser utilizado para dar crédito na plataforma de delivery iFood para amigos, família, ou até mesmo colaboradores no trabalho. O produto foi criado em parceria com a Givex, especializada em tecnologia omnichannel para gift cards, programas de fidelidade e crédito em mercadorias digitais.
A Givex está presente em mais de cem países. Sua história no Brasil começou há 13 anos. Segundo Costa, foi preciso ter resiliência para superar obstáculos no país, como por exemplo o acesso limitado da população à internet.
Segundo a diretora, porém, existem duas maneiras de encarar esses obstáculos: “Você pode apenas ver o trabalho duro que envolve quebrar os padrões do mercado brasileiro. Ou, então, pode encarar esses obstáculos como uma grande oportunidade.”
A parceria entre as duas empresas, que têm em seu DNA a utilização de dados, mostra a importância de combinar esses inputs trazidos pelas plataformas com informações em tempo real.
“Não só podemos ter um melhor processo de tomada de decisão para oferecer melhores serviços para nossos clientes, como podemos até criar novos serviços que podem ajudar outras empresas a utilizar esses dados”, explica Costa.
A Givex e o iFood também trabalham em uma nova iniciativa para beneficiar os consumidores B2B (business-to-business). A plataforma Kudos possibilita que as empresas criem a sua própria ferramenta de engajamento de funcionários.
“Isso significa que uma empresa pode começar a recompensar funcionários pelos resultados de seus esforços e até mesmo celebrar ocasiões especiais, de maneira simples, inteligente e digital”, complementa a diretora.
Criado há três anos, o iFood Card possui mais de 10 milhões de unidades. “Quando decidimos lançar o iFood Card, nós queríamos criar um produto para conectar a marca iFood com outras marcas, serviços ou conteúdos, expandindo o seu alcance. E foi isso que fizemos”, afirma Rabelo.
Ela explica que uma das estratégias adotadas foi criar vários produtos dentro de uma única mecânica de métrica, que é a mecânica do vale-presente.
“No mercado B2C [business-to-customer], isso significa que você pode comprar um cartão para dar de presente ou para uso próprio. E você faz isso usando uma conta pré-paga no iFood, ou até mesmo resgatando na plataforma de recompensas”. Segundo Rabelo, isso aumenta o alcance do iFood Card em um país onde muitas pessoas não possuem cartão de crédito.
A aposta da empresa é trazer facilidade e conveniência para o consumidor. Por isso o iFood Card também permite realizar compras em restaurantes, supermercados, farmácias e petshop.
Após o pico de Covid-19, dados comprovam que a criação do iFood Card trouxe um crescimento de quase 80% nas vendas da marca. Com o cartão, a empresa também conseguiu estabelecer um maior posicionamento online e offline, conectando mais de 150 mil pontos de vendas e mais de 50 milhões de usuários de carteiras digitais.
Um dos principais focos da empresa é a expansão do produto para outros países, como a Colômbia, a fim de conectar o iFood com mais clientes de perfis de renda variados.