O governo federal deu hoje (30) pontapé inicial para a privatização do setor portuário no país, com leilão da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa), que opera os portos de Vitória e Barra do Riacho, certame que teve ofertas de dois licitantes e terminou com vitória de um fundo da Quadra Capital.
A oferta do fundo multiestratégia Shelf 119 superou a proposta de consórcio formado por fundo da Vinci Partners e Serveng Civilsan. Após rodadas em viva-voz, o lance vencedor foi de 106 milhões de reais, ante valor mínimo de 1 real.
Os lances começaram com oferta de 100 mil reais pelo consórcio formado por Vinci e Serveng e proposta de 1.000 reais pelo fundo da Quadra.
Além do valor da outorga a ser pago à vista, o vencedor terá que comprar as ações da Codesa por 326 milhões de reais e fazer pagamentos variáveis equivalentes a 7,5% das receitas da companhia durante os 35 anos do contrato de concessão. O vencedor também terá que investir 855 milhões de reais.
A privatização, primeira no setor portuário do país, abre caminho para a o leilão do Porto de Santos, o maior da América Latina e alvo de esforços do governo federal para concessão à iniciativa privada até o final deste ano.
Segundo o edital do leilão, a Codesa teve lucro de cerca de 30 milhões de reais em 2020, recorde da empresa. A receita líquida sofreu queda próxima a 5%, para 131 milhões de reais. A geração de caixa medida pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) foi de 50,8 milhões de reais.
O porto de Vitória movimentou 6,95 milhões de toneladas em 2020, segundo maior volume da Codesa em 10 anos e praticamente estável sobre 2019.
O governo afirma que o Porto de Vitória tem potencial de “dobrar a movimentação de cargas para 14 milhões de toneladas por ano”. O porto tem 500 mil metros quadrados de área disponível e 14 berços de atracação, boa parte dos quais é operada atualmente pela autoridade portuária.
Já o porto de Barra do Riacho tem uma movimentação de 8 milhões de toneladas por ano, com 860 mil metros quadrados de área total disponível, das quais 522 mil ainda não foram exploradas, segundo o governo federal. O porto conta com dois berços de atracação dedicados à movimentação de granel líquido.