(Reuters) – O banco central russo negou nesta segunda-feira uma reportagem do jornal Vedomosti segundo a qual a instituição havia começado a comprar moeda estrangeira para frear a alta do rublo.
“Esta informação não corresponde à realidade”, disse o banco central em resposta a um pedido de comentário da Reuters, sem dar mais detalhes.
O Vedomosti havia informado que o banco central russo começou a comprar moeda estrangeira para impedir um fortalecimento descontrolado do rublo.
O jornal citou duas fontes próximas ao governo e uma fonte próxima ao banco central.
Segundo o Vedomosti, o banco central está comprando moeda estrangeira de empresas voltadas para a exportação por meio de intermediários, disseram as fontes, sem dar detalhes do mecanismo de compra.
Até agora neste ano, o rublo ganha cerca de 30% em relação ao dólar, apesar de uma crise econômica em grande escala na Rússia, tornando-se a moeda de melhor desempenho do mundo no período.
O rublo tem sido artificialmente sustentado por controles de capital impostos no final de fevereiro para proteger o setor financeiro da Rússia depois que o país enviou dezenas de milhares de soldados para a Ucrânia.
(Reportagem da Reuters)