A construtora Eztec (EZTC3) anunciou ontem (12) um programa de recompra de até cerca de 9,47 milhões de ações a ser executado em até seis meses, segundo fato relevante ao mercado.
O objetivo do programa é maximizar a geração de valor aos acionistas, uma vez que, para a administração da Eztec, “o valor atual de suas ações não reflete o real valor dos seus ativos combinado com a perspectiva de rentabilidade na geração de resultados futuros”.
O montante representa aproximadamente 4,3% dos papéis da empresa em circulação no mercado.
Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram
Resultados do primeiro trimestre
A construtora também anunciou um lucro líquido de R$ 104,6 milhões no primeiro trimestre, aumento de 44% sobre mesma etapa do ano passado. A receita líquida no período, de 287,2 milhões de reais, foi 47,3% maior ano a ano, refletindo a superação de cláusula suspensiva de lançamentos.
Contudo, os custos de mercadorias vendidas cresceram 55,4% ano a ano (75,7% sequencial), a 174,3 milhões de reais. A Eztec explicou que, à medida que projetos lançados durante e após pandemia ganham relevância, os custos têm crescido.
“A despeito dos maiores volumes de receita e lucro líquido, vemos observando sucessivos incrementos nos custos de construção oriundos do atual ambiente econômico fortemente inflacionário, que realizam efeitos de compressão nas margens brutas”.
De todo modo, o resultado operacional medido pelo lucro antes e impostos, juros, depreciação e amortização (Ebitda) deu um salto de 105,4% ano a ano, para 80 milhões de reais, com a margem Ebitda disparando 7,9 pontos percentuais, para 27,8%.