O NDB (Novo Banco de Desenvolvimento), o banco do Brics, disse hoje que criará um escritório regional na Índia para financiar e monitorar projetos de infraestrutura naquele país e em Bangladesh
“O Escritório Regional indiano será fundamental para aumentar o envolvimento do NDB com mutuários e partes interessadas”, disse o presidente do NDB, Marcos Troyjo, em uma declaração.
O escritório regional será criado no Estado de Gujarat.
O NDB aprovou até agora 21 projetos indianos, envolvendo financiamento de R$ 34,8 bilhões.
Ontem, enquanto participava da sétima reunião anual do conselho do NDB por vídeo, o Ministro das Finanças indiano, Nirmala Sitharaman, disse que o banco se estabeleceu com sucesso como um parceiro confiável para as economias de mercados emergentes.
O banco de desenvolvimento multilateral, lançado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul em 2015, expandiu o número de membros no ano passado para incluir Bangladesh, Emirados Árabes Unidos, Egito e Uruguai.
O credor com sede em Xangai assinou mais de 80 projetos nos cinco países membros originais. O valor dos projetos excede R$ 147 bilhões e eles estão em setores que vão desde transporte, água e saneamento até energia limpa e infraestrutura digital e social.