SÃO PAULO (Reuters) – A Qualicorp teve queda no lucro no primeiro trimestre, diante da queda nas receitas e de maiores provisões para perdas com inadimplência.
A empresa de planos de saúde informou nesta terça-feira que seu lucro no período somou 74,1 milhões de reais, um recuo de 35,3% ante mesma etapa do ano passado.
A receita líquida da Qualicorp somou 502,2 milhões de reais, queda de 4% ante mesma etapa do ano passado, com a companhia atribuindo o resultado à forte base de comparação.
Já o resultado operacional medido pelo lucro antes de impostos, juros, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado de 252,8 milhões de reais, valor 9,2% menor do que um ano antes. A margem Ebitda declinou 2,9 pontos percentuais, a 50,3%.
A empresa fechou março com portfólio de 2,58 milhões de vidas, alta de 0,4% em 12 meses, mas queda sequencial de 1,1%.
As provisões para perdas com inadimplência cresceram 35,5% ano a ano. A Qualicorp afirmou no relatório que os cancelamentos por inadimplência têm se mantido em níveis elevados.
Porém, a empresa manteve a expectativa de manutenção do patamar de vendas brutas de 2021.
A Qualicorp afirmou também que as negociações com operadoras de planos de saúde até estão apontando para reajuste de preços mais altos que os inicialmente esperados para este ano, o que consequentemente pode impactar o churn (perda de clientes).
(Por Aluísio Alves)