(.)
SÃO PAULO (Reuters) – A Raízen informou na noite de sexta-feira que registrou uma queda de 48% do lucro em seu quarto trimestre fiscal, mas projetou crescimento para o atual ano safra.
A companhia reportou lucro líquido ajustado de 209,7 milhões de reais no período, bastante abaixo da estimativa de analistas compilada pela Refinitiv de 708,2 milhões de reais.
Já a receita operacional líquida cresceu 50,1% na comparação anual, indo a 53,5 bilhões de reais e superando a expectativa de 46,9 bilhões de reais.
A Raízen também informou que espera atingir lucro ajustado antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) na faixa de 13 a 14 bilhões de reais durante o ano safra 2022/23, iniciado em abril.
A projeção, que é superior aos 10,7 bilhões de reais reportados no ano anterior, é embasada no “aumento dos volumes de venda de todos os produtos”, além de preços melhores para etanol, bioenergia e açúcar.
Os investimentos previstos para o período devem ficar entre 10,5 e 12 bilhões de reais. A maior parte deste valor –entre 8,5 e 9 bilhões de reais– deve ser alocado em sua divisão de renováveis e açúcar.
“Os maiores dispêndios estão alinhados ao ciclo de expansão da companhia, com projetos majoritariamente focados na expansão do portfólio de renováveis,” disse a Raízen em comunicado ao mercado.
(Reportagem de Peter Frontini e Carolina Pulice)