A Rússia deve evitar um calote soberano depois que os pagamentos vencidos de dois de seus eurobônus vencidos foram enviados a alguns de seus credores, disse uma fonte familiarizada com a situação hoje.
A Rússia fez o que parece ser uma reviravolta tardia para evitar o default dos títulos depois que o Ministério das Finanças anunciou na sexta-feira que paguei quase R$ 3 bilhões em cupons e principal aos detentores dos títulos antes do período de carência expirar em 4 de maio.
Uma autoridade dos Estados Unidos confirmou que Moscou fez o pagamento sem utilizar reservas congeladas nos EUA, acrescentando que a origem exata dos fundos não estava clara.
A fonte, falando sob condição de anonimato, disse que os fundos haviam sido transferidos para alguns detentores de títulos ontem.
Os R$ 201 bilhões em títulos internacionais da Rússia se tornaram o foco de um impasse financeiro entre as capitais ocidentais, que impuseram sanções severas ao país por causa de sua guerra na Ucrânia, e Moscou, que adotou contramedidas.
As restrições complicaram o pagamento de títulos soberanos e corporativos, com uma série de empresas e entidades estatais, como as Ferrovias Russa, sem conseguir transferir fundos a tempo.