SÃO PAULO (Reuters) – A Sabesp teve lucro de 975,6 milhões de reais no primeiro trimestre, quase o dobro do desempenho de um ano antes diante de um impulso gerado por ganhos com valorização do real ante o dólar.
A companhia paulista de água e saneamento teve resultado operacional medido pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado de 1,72 bilhão de reais de janeiro a março, crescimento de 5,2% na comparação anual.
A empresa teve receita líquida de 4,87 bilhões de reais no período, alta de 4,1% na base anual, ajudada por aumentos de tarifa e no volume faturado de clientes públicos (+13,2%) e do atacado (+3,5%).
Mas no total, o volume de água e esgoto faturado pela companhia caiu 0,4% no primeiro trimestre sobre um ano antes, pressionado por queda de 4,4% em clientes industriais, enquanto os clientes residenciais, de longe a maior parcela da empresa, tiveram volume 0,8% menor.
Analistas, em média, esperavam Ebitda de cerca de 1,8 bilhão de reais para a Sabesp no primeiro trimestre, segundo dados da Refinitiv. A expectativa para o faturamento era de 4,2 bilhões.
A companhia afirmou no balanço que as despesas com variação cambial sobre empréstimos e financiamentos caíram 731,8 milhões de reais, o que fez o resultado financeiro ficar positivo em 340 milhões de reais ante um desempenho negativo de 354 milhões no primeiro trimestre de 2021.
No período, a Sabesp reduziu o endividamento em moeda estrangeira de 3,55 bilhões de reais para 2,60 bilhões, passando de 21% para 15% do total da dívida da empresa.