Por Humeyra Pamuk
WASHINGTON (Reuters) – O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciará nesta semana na Cúpula das Américas uma parceria econômica para o hemisfério ocidental com foco na promoção da recuperação econômica por meio de acordos comerciais existentes, disseram autoridades do governo norte-americano na segunda-feira.
Apelidado de “Parceria das Américas para a Prosperidade Econômica”, o plano abrangerá cinco áreas, incluindo mobilização de investimentos, revigoramento de instituições, empregos em energia limpa, cadeias de suprimentos resilientes e comércio sustentável.
“O objetivo geral é construir nossas economias de baixo para cima e do meio para fora, com base estabelecida por nossos acordos de livre comércio com a região para lidar melhor com a desigualdade e a falta de oportunidades econômicas”, disse uma autoridade graduada do governo a repórteres em teleconferência.
O plano visaria oferecer uma alternativa em uma região onde a China vem ampliando sua esfera de influência. Não ficou claro, no entanto, quantos países da América Latina aceitariam tal acerto.
Os Estados Unidos estão sediando a Cúpula das Américas em Los Angeles, um encontro onde Biden pretende abordar a imigração regional e os desafios econômicos. Na segunda-feira, a Casa Branca disse que não convidaria Cuba, Venezuela e Nicarágua, levando o presidente do México a não comparecer ao evento.